Matéria-1011856

A melhor formação

O Ceará pronto para enfrentar o América/MG. Pouco a pouco, vão sendo dissipadas as dúvidas. Costumo dizer que o time está no ponto quando a torcida sabe de cor a escalação. Ela grava e passa para a posteridade a melhor formação. O Ceará de Cláudio, Claudinho e Carneiro...; o Vasco de Carlos Alberto, Paulinho e Bellini...; o Flamengo de Jadir, Dequinha e Jordan...; o Ferroviário de Juju, Nozinho e Manuelzinho; o Fortaleza de Chinesinho, Lucinho, Zé Carlos e Amilton Melo... O Ceará da unanimidade hoje é o de Michel, Heleno e João Marcos. E já foi o de Michel, Heleno, João Marcos e Geraldo. Eventualmente até poderá recompor-se outra vez assim. Não será preciso mexer muito para conseguir a formação ideal. Esta vem chegando naturalmente. Quando o técnico é justo, quem define o time é a produção do jogador.

De olho na "B"

Luis Torquato e o Guarany têm histórias que formam uma só imagem. Não há como os separar porque membros de um único corpo. Foi movido por essa união que Luiz levou o Bugre ao título brasileiro da Série D em 2010. União que o leva agora à luta pela subida para a Série B. Ao fechar o acordo com a TV Diário, ele deu aos cearenses em geral e aos sobralenses em particular a oportunidade de acompanhar o Bugre nos jogos fora de casa. Luiz sabe, amigos.

Genialidade

Vejo exagerada badalação em torno de alguns bons jogadores de hoje. Bons jogadores, sim, mas ainda nada geniais. A diferença existe. Neymar e Ganso até poderão alcançar o patamar dos gênios, mas no momento ainda estão longe disso. Gênio é aquele que entrou para a história não apenas pelos sensacionais gols que marcou, mas e principalmente pelos geniais lances de gols que não marcou. Parece um paradoxo, mas não é. Sua genialidade revelou a inteligência de quem, rápido como um raio, vê, raciona e define de forma certa o que milhões de comuns mortais veem, mas não enxergam. E não preciso sequer dizer o nome de quem fez isso a vida toda pelos gramados do mundo. Você sabe.

Estreia do Leão ao vivo

Comandantes e comandados unidos pelo ideal e pela missão. O técnico Ferdinando Teixeira e o presidente Osmar Baquit num aperto de mão que significa compromisso tricolor rumo à Série B. O jogo de hoje, que a TV Diário mostrará ao vivo direto de Maceió, é o passo primeiro de um desafio para o qual o Leão se preparou muito bem. Agora, mãos à obra.

Cearenses

Esperanças. Guarany tem a vantagem de pegar o Campinense no Junco. No time tem valores como Ricardo Baiano, Tiago Granja, Panda, Niel e Danilo Pitbull. Tem tudo para largar na frente. /// No Leão, trabalho criterioso de Ferdinando. Desafio mais difícil porque fora de casa. Pelas contratações, o tricolor foi mais ousado que o CRB. Mas, para avaliar o adversário, o Leão deve ter cautela nos primeiros 15 minutos. Depois, atacar com segurança.

Selecionadas

Amanhã, Brasil x Paraguai pela Copa América. De 1921 a 2011, 75 jogos, 46 vitórias do Brasil, 11 vitórias do Paraguai e 18 empates. Mas só pela Copa América eis a estatística: 28 jogos, 13 vitórias do Brasil, sete do Paraguai e oito empates. Vale lembrar o equilíbrio nos últimos seis jogos. De 2004 a 2011, duas vitórias para cada seleção e dois empates. O vencedor de amanhã enfrentará na quarta o vencedor de Chile x Venezuela. (Dados de Airton Fontenele).