Matéria-1007249

A aposta definitiva

O tempo passa rápido. O Fortaleza estreia na Série C nacional, dia 16, sábado. Terá somente este fim de semana sem competição oficial. Depois disso, vem o desafio que no ano passado foi motivo de tanta frustração. A permanência na "C" fez até a torcida esquecer uma das mais importantes conquistas do clube: o tetra estadual. E mais: desestabilizou o ex-presidente Renan Vieira. Este ano, mais uma frustração: a perda do penta. Como consequência: o pedido de licença do presidente Paulo Arthur. Agora o presidente trovão, Osmar Baquit, tenta dar um novo astral ao time. Ele sabe que somente a subida para a Série B fará a torcida esquecer os últimos insucessos. Por isso aposta todas as fichas na ascensão tricolor. Por enquanto, expectativa de treinamentos. A partir do dia 16 próximo, a nova realidade.

Continuação

O técnico Oliveira Lopes (Canindé) também está na reta final de preparação do Guarany de Sobral para estrear na Série C nacional diante do Campinense/PB, no Estádio do Junco. Aliás, Oliveira jamais deveria ter saído do Bugre após a bela conquista da Série D no ano passado, primeiro título brasileiro de um time de futebol cearense. Oliveira dará continuidade a um trabalho que, por motivo alheio à sua vontade, foi interrompido de forma intempestiva. Agora a retomada.

Reparo

Cometi equívoco, quando ontem, no lugar de citar o América/MG (então 18º), citei o Atlético/MG como se este ocupasse a zona de rebaixamento. E até comentei a semelhança de sofrimento de ambos. Peço desculpa pelo engano. // / A propósito de reparo, corrigir equívocos faz parte da vida de todos nós. Ruim é permanecer no erro ou ter a petulância de querer ser o dono da verdade. /// Não faz muito, houve aposta entre os moradores da Gentilândia. Qual o tempo que os pichadores levariam para deixar suas marcas no novo PV? Acertou quem disse que isso aconteceria na primeira semana, após a reabertura. Não deu outra. /// Não foi fácil fazer a lista dos 37 destaques da História do Castelão.

Voz cearense na Copa

O show continua. Projeto comandado pela TV Diário colocou a voz cearense na Copa América. Kaio Cezar, Ricardo Mota, Altenir Bernardo (Mossoró), Antero Neto e Paulo César Norões estão dando show de cobertura internacional direto da Argentina, com transmissões e matérias também para a Verdinha-810 e TV Verdes Mares.

Cobertura

Embora em curso os ajustes finais, já posso dizer para os senhores que a TV Diário transmitirá ao vivo os jogos do Guarany e do Fortaleza na Série C nacional. O jogo do tricolor de aço contra o CRB será sábado, dia 16. O do Guarany será domingo, dia 17. Os procedimentos conclusivos estão sendo conduzidos pelos interessados, levando em consideração o interesse das torcidas do Leão e do Bugre, que assim poderão acompanhar os seus clubes.

Selecionadas

Pelos números até aqui registrados, a Seleção Brasileira, sob o comando de Mano Menezes, demonstra ser uma equipe com característica mais defensiva que ofensiva. Em nove jogos, assinalou 10 gols (1.1 por partida) e sofreu somente dois gols (0,2 por jogo). Detalhe: os dois gols sofridos foram exatamente nos revezes diante de duas seleções de ponta, ou seja, Argentina 1 x 0 e França 1 x 0. (Dados de Airton Fontenele).

Recordando

1973. Casamento de Abigail com o ex-jogador cearense Cleto, que brilhou no Ceará e no Usina na década de 1960. À esquerda dos noivos, o padrinho Baíbe, ex-ponta-esquerda que se destacou no América, Ceará e Seleção Cearense. O casamento foi realizado na cidade de São Sebastião, onde Cleto, irmão do saudoso ídolo Amilton Melo, foi vereador. (Colaboração de Jurandy Neves).