Matéria-1004317

Ajuste de contas

O Ceará tem hoje no Estádio Couto Pereira contas a ajustar com o Coritiba. Não faz muito, o time paranaense tirou do alvinegro o sonho de chegar à decisão da Copa do Brasil. Aos cearenses restou a frustração. Se houver vitória do Ceará, o êxito não reparará a perda antes sentida, mas ficará como um troco, embora com moeda diferente. Na época, o Ceará valorizou demais o Coritiba, que vinha invicto há vários jogos. Hoje, com o Coritiba na zona de rebaixamento, houve a desmistificação. Mas não se pode cair no outro extremo, ou seja, considerar que os paranaenses implodiram. Não é isso. O Ceará deve avaliar o adversário na medida certa: um bom time. Nada mais. O alvinegro vem produzindo melhor desde o jogo diante do São Paulo. Se continuar com esses avanços, certamente obterá bom resultado.

Os gols importantes

Homem de área e dos gols importantes que definiram muitos jogos difíceis a favor do Ceará. Digno como titular; digno no banco. Digno em campo; digno na reserva. Assim é Washington. Em Santos, no ano passado, o gol no empate na Vila; em Minas, gol da vitória sobre o Atlético no Mineirão. Este ano, os dois gols que despacharam da Copa do Brasil o Flamengo de Luxemburgo. E o gol que abriu o caminho para a vitória sobre o Palmeiras. Não é preciso dizer mais nada.

Mesmo grupo

Exceto alguns casos de contusão, o Coritiba mantém basicamente o mesmo time que eliminou da Copa do Brasil o Ceará. Lá estarão Léo Gago, William, Davi, Bill, Anderson. Nada de assombrar. Aliás, sobre Léo Gago, a situação do atleta é de instabilidade. Ele chegou a ter seu nome lembrado para a Seleção Brasileira. Entretanto, além de não ter sido chamado por Mano Menezes, vem sendo sacado no segundo tempo pelo técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira. Motivo: baixo rendimento. A defesa dos paraenses, com Pereira e Emerson, dá sinais de insegurança quando apertada. Observações tiradas dos dois jogos pela Copa do Brasil. Agora me parece o Ceará numa postura mais confiante.

As apostas tricolores

Nos recentes treinos do Fortaleza, foi possível perceber as inclinações do técnico Ferdinando Teixeira, quanto ao aproveitamento do volante Magal (o mais alto) e do atacante Léo Andrade, bons jogadores. Válidas as experiências realizadas pelo treinador, que busca otimizar a produção do time. Um dos caminhos é o teste com adversários sempre mais difíceis.

Alterações naturais

A sequência de treinamentos estabelecida pelo técnico Ferdinando Teixeira tem a finalidade de proceder o que costumo chamar de sintonia fina. Esse trabalho consiste em analisar e descobrir quem combina melhor com quem no desempenho de tarefas conjuntas. Por exemplo: como funciona o ataque com Léo Andrade e Wellington Amorim? Depois, as alternativas mais viáveis, dependendo do das circunstâncias e dos adversários.

Mais antigo

A Copa América é o mais antigo campeonato de seleções do mundo, completando agora 95 anos. A primeira competição teve início no dia 2 de julho de 1916, em Buenos Aires (Uruguai 4 x 0 Chile). Nos 42 certames, de 1916 a 2007, dentre os 15 países participantes, Argentina e Uruguai têm o maior número de títulos (14, cada). O Brasil tem oito títulos. Seguem: Paraguai e Peru (2, cada), Bolívia e Colômbia (1, cada). (Dados de Airton Fontenele).