Fortaleza, campeão do Brasil?

Leia a Coluna desta quarta-feira (4)

A Série A de 2024 apresentou situações surpreendentes. Uma delas: a possibilidade de o Fortaleza ganhar o título de campeão. Se não fossem os graves erros de arbitragem, que prejudicaram o Leão, o Fortaleza poderia ter chegado lá, sim, apesar da descrença de muitos. 

Creio que, se o Fortaleza tivesse priorizado a Série A, a possibilidade de título de campeão seria maior. Quando dividiu atenções com a Sula, desgastou demais o grupo. Já pelo nítido cansaço, não conseguiu manter o padrão em jogos fundamentais. 

A Série A, que está terminando, deixa acesa uma esperança: com um pouco mais de investimento, esforço e concentração, o Fortaleza terá condições de chegar ao ponto mais alto do pódio. Tem de deixar de lado qualquer sentimento de inferioridade. Basta ousar, sem soberba. 

Há alguns anos, era inviável time cearense chegar à Série A. Chegou. Inviável ganhar vaga na Sula. Ganhou. Era impossível ganhar vaga direta na Libertadores. Ganhou. Por que duvidar da possibilidade de o Fortaleza ser campeão do Brasil em futuro próximo? 

 

Medidas 

 

O Fortaleza tem uma base sólida. Uma gestão equilibrada. Consistência financeira. Preciso trabalho de contratações, mediante competente monitoramento de jogadores dentro e fora do Brasil. Elevado índice de acerto na aquisição de atletas. Então, basta acreditar. 

 

Manutenção 

 

É importante o Fortaleza permanecer, de forma intacta, com a atual filosofia de trabalho. Claro, que pode buscar melhor aprimoramento ainda. Buscar a excelência de gestão é salutar. As experiências vividas são lições que, quando bem aproveitadas, conduzem a significativos avanços. 

 

Positivo 

Vejam o caso positivo do Botafogo. Poderia ter desmoronado, após o vexame de 2023, quando tinha o título de campeão da Série A nas mãos, mas acabou perdendo na reta final. Manteve a filosofia em 2024 e já conquistou a Libertadores. Pode ainda ganhar o título de campeão brasileiro da Série A. 

 

Negativo 

 

O Fluminense foi brilhantemente campeão da Libertadores no ano passado. Chegou ao topo das Américas. No lugar de manter a filosofia de trabalho, desorganizou-se de uma maneira tal que entrou em crise. Hoje está lutando contra o rebaixamento. Está aí um grave exemplo negativo. 

 

Retorno 

 

O Ceará, que voltará à elite nacional em 2025, tem boa experiência na Série A. Na sua passagem mais recente, permaneceu cinco anos na elite: 2018 (15º), 2019 (16º), 2020 (11º),2021 (11º), 2022 (17º). Sabe o padrão elevado que precisa ter para competir. Vai precisar de muito critério nas contratações.