Fortaleza ainda de olho no título

Leia a coluna desta segunda-feira (4)

É de apenas quatro pontos a distância entre o líder Botafogo e o Fortaleza, terceiro colocado na Série A. Como faltam seis rodadas para terminar, o Leão ainda pode sonhar com o título de campeão. A quem considere isso uma utopia. Tudo bem. Que seja.  

Na atual rodada, hoje, o vice-líder, Palmeiras, enfrentará o Corinthians na casa corintiana, a Neo Química Arena. Pode dar vitória do Corinthians. O Palmeiras está melhor, mas o clássico nivela. Se der vitória do Timão, o Fortaleza permanecerá a um ponto do Palmeiras. 

Amanhã, o Botafogo, em casa, receberá o Vasco. O Botafogo é o favorito, mas pode dar Vasco, sim. Não obstante o Botafogo vivenciar uma fase muito melhor, trata-se de um clássico. E, como se diz no jargão do futebol, clássico é clássico. 

Se o Fortaleza não tivesse sofrido tantos erros graves de arbitragem, estaria no topo da classificação. Difícil é a combalida arbitragem nacional deixar o Leão avançar.  

 

Quarta-feira 

 

O Flamengo, quarto colocado, além das atenções voltadas para a decisão da Copa do Brasil diante do Atlético-MG (jogo de volta será domingo próximo), enfrentará o Cruzeiro, quarta-feira, em Belo Horizonte. Uma vitória do Cruzeiro também é possível. 

 

Cenário 

 

Estou criando um cenário muito favorável ao Leão, contando com derrotas do Botafogo, Palmeiras e Flamengo. Mas é assim mesmo. Observem que o Fortaleza goleou o Juventude (0 x 3). Já o Palmeiras e o Flamengo sofreram para ganhar desse time gaúcho. 

 

Ousadia 

 

A torcida entende como quase impossível um time do Nordeste sagrar-se campeão nacional. Ora, é preciso ousar. O Bahia já se sagrou campeão brasileiro duas vezes. A primeira, na Taça Brasil de 1959. A segunda, na Série A de 1988. Nas duas, não era o favorito, mas soube se impor e venceu. 

 

 

Surpresa 

 

Em 1959, o Bahia decidiu com o Santos, de Pelé. O Santos era o favorito. No primeiro jogo, na Vila Belmiro, o Bahia surpreendeu: ganhou (2 x 3), com gols de Biriba e Alencar (2). Gols de Pelé e Pepe para o Santos. O Bahia venceu, encarando o Santos, que tinha os campeões do mundo, Zito, Pelé e Pepe. 

 

Decisão 

 

No segundo jogo, na Fonte Nova, o Santos deu o troco: ganhou (0 x 2), com gols de Coutinho e Pelé. No jogo de desempate, no Maracanã, o Bahia ganhou (3 x 1), com gols de Vicente, Léo Briglia e Alencar. Coutinho fez o gol do Santos. Detalhes: Pelé, contundido, não jogou. Alencar era cearense de Maracanaú. Jogou no Fortaleza.