Ceará, os prós e contras da rodada

Leia a Coluna desta sexta-feira (11)

Tenho acompanhado as opiniões sobre a situação do Ceará. Analistas se esmeram na contagem dos números. Alguns disseram que o Vozão tem de esquecer o Santos e o Novorizontino porque já estão lá. Concordo, em parte. Realmente não dá para alcançar esses dois times paulistas, mas eles podem ajudar. 

Na rodada de amanhã, o Novorizontino pode segurar o Sport. O Santos pode segurar o Mirassol. O Avaí pode segurar o América-MG. E o Goiás pode segurar o Vila Nova. É tudo o que o Ceará quer. E precisa. Mas de nada adiantará se o Ceará não fizer a sua parte. 

Apesar da derrota para o Sport, gostei da atuação do Ceará. Fez um bom jogo. Em momentos, até teve chance de ganhar dentro da Ilha. Amanhã, se repetir no Castelão a produção que teve em Recife, o Ceará terá boas condições de vitória sobre a Ponte Preta. Mais um jogo de caráter decisivo. 

O bom retrospecto do Ceará, em casa, também é animador.  

 

Resultados 

 

Ao término da rodada, se acontecer o que foi exposto, o Sport e o Mirassol continuarão com 50 pontos. O América permanecerá com 47 pontos. E o Vila Nova também permanecerá com 46 pontos. Aí o Vozão chegará aos 48 pontos, encostando novamente no G-4. 

 

Loteria 

 

Dirão, certamente, que seria como ganhar o prêmio maior da Mega-Sena se todos esses resultados a favor acontecessem. É verdade. Mas é possível. Futebol é assim. Há dias em que tudo dá certo para um lado só, embora a recíproca também seja verdadeira. Seja o que Deus quiser. 

 

Contrário 

 

Claro que pode dar tudo ao contrário do que foi tratado até aqui. Então, no caso, teríamos vitória do Sport, vitória do Mirassol, vitória do América-MG e vitória do Vila Nova. Aí seria o caso de uma Mega-Sena inversa. Nas elucubrações do esporte todos os cenários são admitidos. 

Luta 

 

A linha correta a ser adotada pelo Vozão, no meu entendimento, será buscar cada resultado por vez, indiferente aos resultados dos concorrentes. Não adianta ficar preso a suposições. Enquanto matematicamente houver chance, o time tem de acreditar nas reviravoltas que o futebol oferece. 

 

Dificuldades 

 

Não é apenas o Ceará que terá uma série de adversidades pela frente. Todos os demais clubes também terão seus percalços. Uns mais, outros menos, mas todos terão. Favoritos tropeçarão. Gente da zona de rebaixamento pregará peças. Há muita água ainda para correr sob a ponte.