Faltam exatamente dez rodadas para terminar a primeira fase do Campeonato Cearense 2022, que garante ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil e uma vaga direta na fase semifinal. Nas quatro rodadas já acontecidas, há o registro de algumas situações que não estavam no script. O Icasa, por exemplo, não conseguiu uma vitória sequer. Perdeu para o Crato na estreia (0 x 1), empatou com o Atlético (0 x 0), perdeu para o Caucaia (2 x 0) e empatou com o Pacajus (0 x 0). Uma campanha que o deixa vice-lanterna, pendurado. Já o Caucaia disparou: líder absoluto e isolado, com 10 pontos. O Ferroviário, o grande da Capital na disputa, não tem sido o que a torcida esperava. Uma campanha preocupante: uma vitória e três empates. O modelo de disputa é diferente, pois quem se classificar para as quartas de final já sabe antecipadamente qual será o adversário em jogos de ida e volta. O terceiro colocado enfrenta o Fortaleza e o quarto colocado enfrenta o Ceará. O vencedor e o vice da primeira fase garantem vaga direta nas semifinais. É, portanto, um certame do tipo tiro curto. Fortaleza e Ceará, se forem avançando, terão apenas seis jogos: dois nas quartas, dois nas semifinais e dois nas finais. Tudo muito rápido.
Favoritos
Fortaleza e Ceará são apontados como favoritos absolutos. Para a maioria dos analistas, a decisão será entre os dois maiores rivais. Teoricamente, pela estrutura física e condições financeiras, não há como se pensar numa final sem a presença dos dois. Mas é bom não esquecer que o futebol é o esporte preferido das zebras monumentais. Logo...
Hipótese
Se o Campeonato Cearense terminasse hoje, Caucaia e Maracanã estariam garantidos na fase semifinal. O Pacajus enfrentaria o Fortaleza e o Ferroviário enfrentaria o Ceará em jogos de ida e volta pelas quartas de final. Então haveria os dois primeiros clássicos do ano entre Ceará e Ferroviário. Mas é bom repetir: ainda faltam dez rodadas. Muita reviravolta pode acontecer.
Campanhas
Maracanã (vice-líder) e Pacajus (3º) estão fazendo boa campanha. Quem está na pior, surpreendendo negativamente, é o Atlético com três derrotas e um empate. Nenhuma vitória. O Atlético tem boa estrutura. Sua presidente, senhora Maria Vieira, tem ótimo conhecimento de futebol. Não sei o que falhou no planejamento até aqui. O Atlético tem condições de produzir mais.
In Memoriam
Ido de Almeida Barreto, que em vida foi considerado por longo tempo o sócio-proprietário mais idoso do Fortaleza, com certeza estaria hoje, às 14:30, na primeira fila de bancos da Igreja de Nossa Senhora do Líbano, prestigiando o casamento do neto Lucas Barreto Rosa com Maria Isabel Pinheiro Nogueira. Bênçãos cristãs aos nubentes nesta nova jornada. Saudade do querido Ido.