A importância de Vina na definição do Ceará

Confira a Coluna desta terça-feira (18)

Legenda: Vina vive grande fase no Ceará
Foto: Fabiane de Paula

Há jogadores que fazem a diferença. Alguns, durante um campeonato inteiro; outros, em etapas distintas. Nos jogos mais recentes, o meia-atacante Vina retomou para si as atenções. Voltou a brilhar com a luz especial de quem enxerga além do que lhe chega ao globo ocular. Enxerga também pelos sentidos e até pelo espírito vê. Daí a leitura do jogo se torna panorâmica, qualidade privilegiada de quem nasce com dons especiais. Vina passou por alguns momentos ruins no Ceará. Foi para o banco. Isso é natural. Acontece. Gradualmente, foi novamente crescendo de produção. No clássico-rei passado, fez um belo gol no Fortaleza e, já nos acréscimos, mandou uma bola no travessão tricolor.

Na vitória sobre o Corinthians, além do golaço, a construção permanente e o passe na medida para Clebão fechar o placar (3 x 1). Resta provado que, com Vina em forma, a definição alvinegra fica mais clara. A sua lucidez gera momentos de alta performance, fato somente possível se conduzido pelos que estão acima da média. Em certos jogos, Vina não brilha tanto. Mas, pelo encanto de suas recentes exibições, é provável que se aproxime do notável Vina de 2020, quando integrou a seleção da Série A nacional. 

 

Variação 

 

Observem que vários jogadores já foram referência em determinadas oportunidades. Cito, por exemplo, Lucas Crispim. No Fortaleza, houve um tempo em que a escalação era formada por Lucas Crispim e mais dez. Foi o auge desse atleta sob o comando de Vojvoda. Depois, por questões que não me cabe analisar, ele deixou de ser a referência tricolor. 

 

Destaque 

 

Outro jogador de destaque também no Ceará é Mendoza. Além da velocidade, gols definidores. Mas, diante do Fluminense, Fortaleza e Corinthians, sua atuação não foi tão brilhante. Mesmo assim, é um jogador da mais alta importância para a produção do Ceará. A qualquer momento, ele retoma suas brilhantes atuações. 

 

Irritação 

 

Não consegui entender o motivo da insatisfação de Mendoza, quando foi substituído já nos minutos finais do jogo em que o Ceará venceu o Corinthians. A televisão mostrou cenas em que o atleta, já no banco de reservas, exteriorizou ostensivamente seu protesto. Mas nada foi informado sobre os motivos e desdobramentos. Foi muito esqusito. 

 

Reforços 

 

O Fortaleza iniciou mais uma reação. A primeira foi na vitória sobre o Flamengo no Maracanã. Mas, nos jogos seguintes, empatou com o Goiás e com o Athletico-PR, ambos no Castelão. Horrível. Já a partir da próxima rodada, poderá contar com os reforços Thiago Galhardo, Lucas Sacha e Otero. Eles chegam na hora certa. Deles muito dependerá a sequência de vitórias que o Leão precisa.