"Greice", coprodução Brasil-Portugal dirigida pelo cearense Leonardo Mouramateus, venceu três prêmios na edição deste ano do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. O longa tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para 18 de julho.
A produção foi escolhida pelo júri oficial como o Melhor Filme da mostra competitiva brasileira, além de ter ganhado nas categorias de Melhor Roteiro, para Mouramateus, e Melhor Atuação, para Amandyra.
A comédia acompanha as desventuras da personagem-título — interpretada por Amandyra —, uma jovem brasileira de 22 anos que estuda em Lisboa e, após um incidente, precisa retornar para Fortaleza para tentar resolver o problema. O elenco é formado ainda por nomes como Dipas, Bruna Pessoa e Mauro Soares.
Em entrevista à coluna no início de junho, Amandyra — filha de pais cearenses, nascida em Guarulhos e radicada no Ceará desde 2019 — ressaltou que a trama do longa reflete o "trânsito" vivido por ela e pelo diretor, radicado em Portugal.
“A gente conversava muito sobre o trânsito do próprio Leonardo entre Fortaleza e outras cidades, essa inquietude do espírito, e meu trânsito entre Fortaleza e São Paulo. Muitas conexões foram feitas para a gente conseguir tecer a personagem”, refletiu.
O longa estreou em janeiro no 53º Festival de Roterdã, na Holanda, e no fim de maio foi exibido no IndieLisboa. A participação no Olhar de Cinema marcou a primeira exibição brasileira do longa.
Leonardo Mouramateus é diretor dos longas "António Um Dois Três" (2017) e "A Vida São Dois Dias" (2022), além de curtas como "Charizard" (2012), "Mauro em Caiena" (2012) e "Vando Vulgo Vedita" (2017). Obras do cineasta estão disponíveis de forma gratuita ou para locação no site da Embaúba Play.
Ceará no Olhar de Cinema
Além das premiações para "Greice", o festival de Curitiba teve outras participações do cinema cearense de destaque. O longa "A Mensageira", que recebeu o troféu de Melhor Som, conta com profissionais do Estado na equipe premiada. Já o filme de encerramento, "Salão de Baile", exibido fora de competição, tem direção de Juru, cearense, e Vitã.
Na edição de 2023 do Olhar de Cinema, outro longa cearense havia sido premiado. "Quando eu me encontrar", dirigido e escrito por Amanda Pontes e Michelline Helena, venceu como Melhor Roteiro, pelo júri oficial, e Melhor Longa, pelo prêmio da crítica. A produção tem previsão de estreia nos cinemas em 19 de setembro.
Confira lista de premiados em 2024
Competitiva Brasileira | Longa
- Prêmio Olhar de Melhor longa-metragem
Greice, Leonardo Mouramateus
- Prêmio de Melhor Direção
Tijolo por tijolo, Victoria Alvares, Quentin Delaroche
- Prêmio de Melhor Roteiro
Greice, Leonardo Mouramateus
- Prêmio de Melhor Atuação
Greice, Amandyra
- Prêmio de Melhor Direção de Arte
Praia Formosa, Ana Paula Cardoso
- Prêmio de Melhor Direção de Fotografia
Praia Formosa, Flávio Rebouças
- Prêmio de Melhor Som
A mensageira, Lucas Coelho, Ana Penna, Vinicius Barreto, David Terra
- Prêmio de Melhor Montagem
Tijolo por tijolo, Quentin Delaroche
Competitiva Brasileira | Curta
- Prêmio Olhar de Melhor Curta-metragem
Caravana da Coragem, Pedro B. Garcia
- Prêmio Especial do Júri
Povo do coração da terra, Coletivo Guahu’i Guyra
Competitiva Internacional
- Prêmio Olhar de Melhor longa-metragem
Pepe, Nelson de los Santos Arias
- Prêmio Especial do Júri
As noites ainda cheiram a pólvora, Inadelso Cossa
- Prêmio Olhar de Melhor curta-metragem
Minha Pátria, Tabarak Abbas
Novos Olhares
- Prêmio Olhar de Melhor longa-metragem
Idade da Pedra, Renan Rovida
Prêmio do Público
- Melhor longa-metragem
Caminhos Cruzados, Levan Akin
- Melhor curta-metragem
Viventes, Fabrício Basílio
Prêmio da Crítica Abraccine
- Melhor longa-metragem
Tijolo por Tijolo, Victoria Alvares, Quentin Delaroche
- Melhor curta-metragem
Cavaram uma cova no meu coração, Ulisses Arthur
Prêmio AVEC-PR Ari Candido Fernandes
- Melhor filme
Quarto Vazio, Julia Vidal
- Menção Honrosa
Baobab, Bea Gerolin