O governador Elmano de Freitas (PT) teve momento de destaque no discurso do presidente Lula (PT) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nesta sexta-feira (12). Na reta final de sua fala, Lula puxou Elmano pelo braço para defender parceria com o atual governador.
"O Elmano vai ser a primeira experiência do PT no Ceará a governador com um presidente do PT. Ele não esteve comigo (durante gestões anteriores). Mas você (Elmano) vai perceber que o governo federal não faltará ao povo do Ceará", disse Lula.
O presidente petista ainda lembrou o atual senador Cid Gomes (PDT). "Pode ficar certo que você será tratado da mesma forma que eu tratei o Cid Gomes quando fui presidente, porque eu não olho a cara do governador, não olho o partido, eu olho a necessidade do povo", completou.
Cid não esteve presente no evento. Ele está em missão oficial, cumprindo agenda em Roterdã, na Holanda, segundo assessoria do senador. Em seu lugar, compareceu o suplente de Cid no Senado, Júlio Ventura (PDT).
Mais cedo, durante visita a uma escola de tempo integral na Capital, Lula já havia se dirigido especificamente a Elmano, enquanto conversava com alunos. O presidente perguntou ao Elmano se ele daria prosseguimento às políticas de governo na educação dos ex-governadores Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido).