Usina de dessalinização: Cagece e teles não entram em acordo e encerram grupo de trabalho

Nota divulgada pela Fiec e pela Anatel diz que os setores permanecem "com os mesmos pontos de vistas em relação à matéria"

O Grupo de Trabalho criado para resolver o imbróglio entre as teles e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará no projeto da usina de dessalinização foi desfeito. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (15), em uma nota conjunta da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Participavam desse Grupo de Trabalho a Fiec, Anatel e a Cagece, além de representantes do Consórcio Águas de Fortaleza, das operadoras detentoras de cabos submarinos e Associaçõs Conexis e Telcomp.

A equipe foi montada para "a busca de uma solução consensual para a problemática que envolve a coexistência entre a infraestrutura de Cabos Submarinos e a projetada Usina de Dessalinização, a ser instalada na Praia do Futuro em Fortaleza-CE", diz a nota. Os trabalhos foram encerrados no último dia 11 deste mês.

'Desinteresse da Conexis e Telcomp'

De acordo com a nota, houve manifestação de desinteresse na continuidade do grupo por parte das Associações Conexis e Telcomp, que devem se pronunciar somente após a divulgação de um posicionamento técnico oficial da Anatel.

"Desta forma, apesar de alguns avanços, obtidos nas 6 (seis) reuniões técnicas intersetoriais realizadas sob mediação da FIEC, os setores permanecem com os mesmos pontos de vistas em relação a matéria", diz o texto, assinado presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino.

"Por fim, as instituições signatárias reiteram a sua disponibilidade para a promoção constante do diálogo institucional e a busca do melhor interesse público", afirma ainda a nota conjunta.

A coluna procurou a Cagece para um posicionamento sobre o ocorrido e aguarda retorno.