Mais unidades da Paquetá encerram atividades no Ceará; em Uruburetama, Arezzo deve assumir fábrica

Em recuperação judicial desde 2019, empresa calçadista Paquetá encerrou na última quarta (13) as atividades em Irauçuba

Além do encerramento das atividades em Irauçuba, Itapajé, Uruburetama e Pentecoste, a unidade fabril da Paquetá em Apuiarés também fechou as portas, apurou a coluna com pessoas da região.

Em Apuiarés, a unidade empregava cerca de 300 pessoas. Ainda não há informações sobre quem assumirá os ativos. Procurada, a prefeitura informou que não foi comunicada oficialmente do fechamento mas, ao ser procurada por empregados da fábrica, acionou o departamento jurídico para auxiliar quem tinha dúvidas sobre a rescisão.

A prefeitura informou ainda que procurou a fábrica e "obteve de informação do gerente da fábrica que próxima semana nós, prefeitura, procuremos eles de novo para darem algum retorno". Além disso, a gestão municipal afirmou que já está agindo em busca de empresas que assumam a estrutura deixada pela Paquetá.

Em Pentecoste, apesar de a coluna também não ter conseguido uma confirmação oficial sobre o encerramento da unidade, fontes disseram que a fábrica na cidade fechou.

No Instagram da Prefeitura de Pentecoste, em uma publicação em que a gestão local informa sobre "investimentos" para a cidade "no início de 2024" no setor calçadista, usuários cobraram a ocupação dos galpões que teriam sido deixados pela Paquetá.

"E os galpões da Paquetá? Serão ocupados quando? Centenas de famílias passarão um péssimo Natal e Réveillon. Tá perto de acabar, mas ainda não acabou o seu mandato, sr. prefeito", provoca uma usuária do Instagram.

Uruburetama

Se em Apuiarés ainda não se sabe se ou quem irá assumir os ativos e reintegrará os trabalhadores, em Uruburetama a expectativa é mais positiva e concreta. Ontem, o colunista Egídio Serpa antecipou que o galpão industrial em Uruburetama será ocupado por uma empresa que vai fabricar sapatos de couro de alto valor.

De acordo com a própria assessoria de comunicação da Prefeitura de Uruburetama, a empresa em questão é a Arezzo, que deve retomar as atividades da fábrica em fevereiro. As informações são de que os funcionários da Paquetá na cidade estão recebendo seus salários, porém a fábrica está em uma espécie de recesso até o novo grupo assumir.

A Arezzo estaria aguardando apenas a homologação judicial para ocupar de fato os galpões e absorver os 1.260 funcionários que trabalhavam para a Paquetá em Uruburetama.

A coluna procurou a Arezzo&Co para um posicionamento sobre, mas não houve retorno. O espaço está aberto, caso a empresa queira se pronunciar.

A Arezzo&Co, empresa de capital aberto (ARZZ3) reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Reserva, Carol Bassi, Vans, Oficina Reserva, Reserva Go, Simples, Reversa, Reserva Ink, Reserva Mini, BAW Clothing, TROC, Vicenza, Paris Texas, além do marketplace ZZ Mall.

A reportagem também buscou a Paquetá, mas não houve retorno. O espaço também está aberto.