Sinalizações de Maia ao Ceará

O governador Camilo Santana (PT) conseguiu reunir, ontem, em encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o candidato apoiado por ele na disputa pelo comando da Casa, Baleia Rossi (MDB-SP), 12 dos 22 deputados federais cearenses, além do senador Cid Gomes (PDT), uma das principais lideranças do grupo governista no Ceará. Para além das pautas nacionais tratadas na reunião realizada no Palácio da Abolição, Maia fez questão de aproveitar o momento de diálogo com a bancada para fazer duas sinalizações ao Estado: a principal delas, do ponto de vista de uma agenda estratégica para demandas locais, é a da priorização de um debate sobre o futuro da política de desenvolvimento regional no Brasil.

Ele defendeu que estados do Norte e do Nordeste tenham as mesmas condições de investimentos que estados do Sul e do Sudeste e disse, sem rodeios quanto à campanha, que Baleia Rossi, se eleito presidente da Câmara, "terá esse assunto como uma prioridade".

Aliado do governador, Rodrigo Maia aponta, com tal discurso, para a manutenção da postura de diálogo com a bancada sobre questões caras ao Ceará, ainda secundarizadas em âmbito nacional. Dito isto, se a visita a Fortaleza foi importante para que Camilo deixasse claro o seu apoio a Rossi, também o foi para receber de Maia, publicamente, a retribuição do gesto:

"Somos de partidos que, em tese, estarão separados no primeiro turno de 2022, mas, no segundo turno, não tenho dúvidas de que estaremos juntos. Se conseguirmos no primeiro, melhor ainda", disse o atual chefe da Câmara, sobre as eleições gerais do ano que vem.

Esclarecimento

Após Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, viver impasse jurídico envolvendo a posse do prefeito eleito, Zé Firmino (MDB), resultado de um vai e vem de decisões judiciais que partiram do juiz eleitoral da 35ª Zona Eleitoral do Ceará, Moisés Brisamar Freire, e do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Associação Cearense de Magistrados (ACM) veio a público dizer que não houve afastamento do magistrado cearense de suas funções. Manifestações classificadas pela ACM como "inverídicas" surgiram em paralelo à designação do juiz Fábio Rodrigues Sousa para a 1ª Vara da Comarca de Viçosa do Ceará. Freire, por sua vez, segue respondendo pela Zona Eleitoral e pela 2ª Vara da referida Comarca.

Setor produtivo

No recesso parlamentar, o deputado estadual Bruno Pedrosa (PP) se reuniu com o presidente do Sistema Fiec, Ricardo Cavalcante, e com o coordenador geral da Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (Fajece), Yuri Torquato. Na pauta, a busca pela simplificação das leis que regem o setor produtivo e a criação de programas que beneficiem a economia do interior do Estado. A ver como o tema avançará na retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa, em fevereiro.

* Equipe de Política redigiu a coluna.