O governador Elmano de Freitas (PT) fará a primeira reunião com todo o secretariado neste ano de 2024. O encontro, no Palácio Abolição, neste sábado (8), contará com a presença dos novos auxiliares nomeados recentemente e deverá ter, conforme apurou esta coluna, um forte tom de cobrança por resultados.
A reunião conjunta ocorre após encontros individuais que o governador teve com, praticamente, todos os secretários, tratando dos projetos prioritários da gestão.
Agora, na reunião ampliada, Elmano vai exigir das pastas um cronograma dos projetos em andamento, o status de cada um deles e uma previsão de entrega à população.
O núcleo do governo quer os secretários alinhados e conhecedores dos projetos inclusive em outras áreas do governo. O tom de cobrança deverá permanecer para os auxiliares.
Além disso, o governador vai orientar os secretários a prestarem contas das ações de suas pastas à população. Um dos diagnósticos da gestão estadual é que as secretarias estratégicas precisam dar mais visibilidade às ações.
Projetos estratégicos
No encontro, Elmano deverá fazer uma cobrança mais forte em áreas que têm projetos estratégicos da gestão. Veja alguns deles:
- Segurança: o novo secretário ainda está tomando pé da situação, mas já há medidas em andamento como o reforço de patrulhamento das vias em Fortaleza. Elmano falará aos secretários sobre o reforço de pessoal para a Polícia e novos equipamentos.
- Educação: o chefe do Executivo vai mostrar o projeto de mais 137 escolas de tempo integral, cuja construção será lançada na próxima semana. As novas estruturas precisam estar prontas para Elmano cumprir uma promessa de campanha que é a universalização do ensino em tempo integral até o ano de 2026.
- Saúde: a aposta do governador é botar para funcionar até o fim deste ano, o Hospital Universitário da UECE, com mais de 600 leitos. A obra física está pronta, mas em fase de compra de equipamentos e urbanização. A unidade deverá começar a funcionar por etapas.
- Infraestrutura: a prioridade é a resolução da novela do anel viário, atualmente em parceria com o governo federal, e o avanço da obra da linha leste do Metrofor, outra pedra no sapato do governo do Estado.
Por fim, Elmano quer reforçar ações sociais como o Ceará sem Fome que tem possibilidade de atender mais famílias.