Em discurso na Assembleia Legislativa, no qual destacou políticas implantadas no Ceará nos últimos 16 anos, o governador Elmano de Freitas (PT) deu uma notícia que, nos bastidores, animou os parlamentares - principalmente aqueles que ainda não definiram a posição em relação ao governo.
Elmano, que confirmou Romeu Aldigueri (PDT) na liderança do Governo na Casa, conforme havíamos antecipado nesta coluna, informou que iniciará uma rodada de conversas individuais com os deputados estaduais - independentemente de serem base aliada ou oposição.
"Informou aos senhores que vou reunir com o líder. Quero sentar com os 46 deputados estaduais. Ouvir sugestões, críticas... aquilo que o governo deve corrigir. Independentemente de serem base ou oposição, vossas excelências foram eleitas pelo povo cearense e têm legitimidade de chegar ao governador e apontar proposições", disse o chefe do Executivo.
Embora ainda não tenha data para acontecer, o comunicado agitou os bastidores na Assembleia.
Parlamentares que ainda estão em dúvida sobre a posição que adotarão nas votações em relação ao Executivo, disseram a essa Coluna, reservadamente, que o diálogo direto com Elmano pode influir na posição.
"Se o governador estiver disposto a ouvir as nossas demandas, nossos projetos, nossas observações, é uma possibilidade grande essa aproximação", disse um deles.
O prognóstico inicial é de que, neste início de legislatura, dos 46 deputados estaduais, cerca de 10 se considerem como "independentes", ou seja, nem da base, nem da oposição à gestão.