Voepass reduz assentos dos voos entre Fortaleza e Juazeiro do Norte; entenda os motivos

A Voepass Linhas Aéreas reduzirá assentos no trecho entre Fortaleza e Juazeiro do Norte. Voltando a operar com o ATR 42-500 para 47 lugares, em janeiro passado, a companhia aérea só conseguiu preencher, em média, 50% dos lugares para passageiros no trecho cearense, também operado diariamente pela Azul Linhas Aéreas que, por sua vez, preencheu 75% dos seus assentos com o Embraer 195, em média.

Voando atualmente até duas vezes por dia no trecho, a Voepass suprimirá o trecho da manhã, que parte por volta de 5h40. Segundo o site da companhia, o último dia em que constam duas saídas por dia é 22 de março, uma sexta-feira.

A partir da segunda-feira seguinte (25), permanece apenas o voo de 17h40. A redução da manhã impactará voos às segundas-feiras e sextas de duas saídas para uma, às terças-feiras e sábados, de uma saída para nenhuma. 

Assim, o voo operará apenas às segundas, quintas, sextas e domingos, saindo de Fortaleza às 17h45, retornando de Juazeiro às 19h30.

Baixa estação e concorrência

A redução da Voepass está relacionada, portanto, com a baixa estação, a partir de meados de março até junho, com a concorrência que a Azul faz na rota entre Capital e Cariri, bem como com preços altos praticados pela própria Voepass. Ao longo de 2023, por exemplo, vimos um trecho entre Fortaleza e Juazeiro ser vendida por R$ 700,00, tarifa similar ao que se encontra em trechos como Fortaleza e Fernando de Noronha, voo de 1h30.

Em janeiro passado, a Voepass movimentou 1.224 passageiros em trechos de ida e volta, enquanto a Azul movimentou 5.460, totalizando 6.684. A demanda total na rota foi, portanto, de 215 passageiros, aproximadamente 107 passageiros por trecho por dia. (E pensar que muita gente não acredita que a rota tem demanda, um disparate).

LEIA

À nossa coluna, a Voepass informou que: "por questões estratégicas na sua malha aérea, realizou ajustes na frequência em JDO/FOR. A companhia está avaliando oportunidades para sua malha aérea na região Nordeste, porém, ainda não há definições concretas até o momento".

Ainda, havia perguntando sobre como a empresa enxerga as ocupações de 50% que temos visto entre Fortaleza e Noronha, Fortaleza e Juazeiro do Norte. São ocupações saudáveis? A melhor estratégia é de fato carregar o preço, abrindo mão de mais passageiros? 

A empresa respondeu que, por motivos estratégicos, "não compartilha as informações solicitadas".

As demais rotas em Juazeiro vão muito bem. Apenas o trecho da Voepass precisa de fato de ajustes, como mostram os dados abaixo, relativos a janeiro deste ano:

Empresa Origem Destino Passageiro Assentos Partidas Ocupação Passag/voo
Azul Juazeiro Fortaleza 2778 3658 31 76% 90
Azul Juazeiro Campinas 4032 4185 30 96% 134
Azul Juazeiro Recife 3395 3544 30 96% 113
Gol Juazeiro Guarulhos 7829 7854 43 100% 182
Latam Juazeiro Guarulhos 4205 4908 30 86% 140
Passaredo Juazeiro Fortaleza 607 1196 25 51% 24
Azul Fortaleza Juazeiro 2682 3616 31 74% 87
Azul Campinas Juazeiro 4150 4314 31 96% 134
Azul Recife Juazeiro 3077 3658 31 84% 99
Gol Guarulhos Juazeiro 7856 8226 45 96% 175
PTB Fortaleza Juazeiro 617 1196 25 52% 25
TAM Guarulhos Juazeiro 4194 5060 31 83% 135
    Total 45422 51415      
    Ocupação Geral Média 88,3%        

Fonte: Anac.