O ano de 2023 fechou com movimentações internacionais crescentes em Fortaleza. Air France, TAP, Latam e Gol, que têm voos para Paris, Lisboa, Miami e Buenos Aires, encerraram o ano com mais passageiros e/ou maiores índices de ocupação, evidenciando aumento importante de operações internacionais.
Em dezembro passado foram 31.412 passageiros internacionais em Fortaleza. A Capital ficou no mesmo patamar de movimentação das maiores bases do Nordeste: 31.564 passageiros em Recife e 30.832 em Salvador.
Os números consideram embarques e desembarques de passageiros transportados pagantes e não-pagantes, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com a perspectiva de mais voos internacionais a partir de janeiro de 2024, a cidade pode ensaiar uma liderança na próxima estação.
Um dos grandes destaques de movimentação foi a Air France. A companhia francesa trouxe a aeronave mais moderna do mundo para Fortaleza ao final de outubro, o Airbus 350-900, aumentando de 224 para 324 assentos, maior quantidade desde a chegada da companhia ao Ceará.
De forma incrível, o A350 obteve média de 96% de ocupação em novembro e 95% em dezembro. Essa ocupação excelente levou a Air France a bater recorde da quantidade de passageiros movimentados em Fortaleza desde que chegou ao Ceará.
Em média, a companhia transportou em novembro e em dezembro de 2023 cerca de 8,1 mil passageiros.
Os bons números da empresa inevitavelmente pedem mais frequências e/ou um avião maior.
Nessa toada otimista, o A350 não tem mais previsão de sair da malha de Fortaleza. Segundo a Air France, “a empresa prevê a continuidade do A350 depois de 31 de março.
No entanto, as operações (o que envolve a aeronave) estão sempre sujeitas a alterações. Até o momento, a previsão é de que o A350 não seja substituído pelo A330 em 31 de março.”
A Air France opera atualmente três voos semanais entre Fortaleza e Paris.
Outro destaque de movimentação internacional foi a portuguesa TAP. A companhia, pela primeira vez, chega a oferecer dois voos diários até três vezes por semana com o A321 Long Range.
Com isso, bateu recorde na movimentação de passageiros em dezembro de 2023 e superará certamente o número em janeiro de 2024:
A quantidade de assentos cresceu bastante, o que é um sinal de otimismo com a demanda para Fortaleza, porém, a ocupação caiu um pouco: 75%.
Entendemos que é uma queda conectada com o primeiro mês de aumento, um transiente de tempo para o mercado perceber de fato a maior quantidade de oferta. Ademais, o preço também não caiu, continuou com valor elevado, média superior a R$ 5 mil ida e volta.
Um terceiro destaque é a boa ocupação da Latam para Miami em dezembro passado. No início de 2022, a companhia aérea voltou com os voos semanais para Miami, porém, um desafio. A aeronave agora era para 300 assentos, o Boeing 787-900.
Antes da pandemia, a Latam utilizava o Boeing 767-300, para 224 passageiros.
Com mais assentos e um preço que não é módico, em geral, foi difícil ter as melhores ocupações em Fortaleza nos dois voos por semana, conforme abaixo.
Em outubro, porém, mesmo com três voos semanais, a Latam conseguiu chegar muito perto de 90% de ocupação. Em dezembro, enfim, novamente com dois voos por semana, a Latam superou, pela primeira vez, a barreira dos 90% de ocupação.
As expectativas de movimentação são ainda melhores para janeiro de 2024 em diante, quando a Latam já está mantendo, permanentemente, três frequências semanais para a Flórida.
Em dezembro do ano passado, o destaque da Gol, para além da ocupação crescente e excelente, para Miami, a empresa retomou voos semanais para Buenos Aires.
A média de ocupação de voos semanais para Argentina e para Flórida foi maior que 90% no mês passado, o que é uma excelente notícia.
Em 2023, é a primeira vez que se consegue esse nível de demanda. Tanto, talvez, que a Gol colocou mais uma frequência para Buenos Aires durante todo o ano de 2024. As frequências são às quartas à noite e aos sábado na alta estação, passando para duas vezes ao sábado após fevereiro.
Importantíssima a sinalização da Gol de que manterá 3 frequências internacionais ao longo de 2024 para Fortaleza: 2 para Buenos Aires, 1 para Miami.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.