Unicamp testa gás ozônio e água ozonizada com boa atividade contra Covid

Dirigidos pela professora doutora Clarice Arns, uma das mais respeitadas virologistas do País, os testes utilizaram equipamentos fornecidos por uma empresa privada.

Testados no laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a direção da professora doutora Clarice Weis Arns, uma das mais respeitadas especialistas em virologia do País, equipamentos que produzem gás ozônio e água ozonizada “apresentaram ambos boa atividade contra o coronavírus”.
 
Falando nesta terça-feira, 16, a esta coluna diretamente de sua sala de trabalho na Unicamp, a Dra. Clarice Arns explicou que o gás de ozônio produzido pelo equipamento analisado “foi efetivo para o teste”, feito em um espaço de até 100 m², no qual o vírus foi exposto e inativado.
 
O equipamento foi colocado no centro desse espaço e, sem a presença de pessoas, posto a funcionar, gerando o gás ozônio. 

Por sua vez, a água ozonizada, processada por equipamento fornecido pelo mesmo fabricante, revelou-se “potente desinfetante para áreas fixas, para a higiene das mãos e como névoa para produtos agrícolas - frutas e vegetais - e para pessoas, uma vez que não apresentou toxicidade in vitro sobre as células testadas”.

Os testes prosseguirão por mais uma semana, como exigem os procedimentos antivirais, após o que será emitido o laudo virucida.



Assuntos Relacionados