Ramal Salgado-Apodi e Finor levam hoje Rogério Marinho à Fiec

Às 18 horas, o ministro do Desenvolvimento Regional anunciará medidas importantes para o Nordeste, entre as quais a licitação para a construção do último trecho do Projeto S. Francisco

Tem relevante importância o evento de hoje, às 18 horas, na Fiec, quando o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciará “medidas de apoio para o desenvolvimento do Norte e Nordeste”. 

Entre essas medidas, incluir-se-ão o anúncio da licitação para a construção do Ramal Salgado-Apodi, última etapa do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, e as diretrizes para a renegociação das dívidas com o Finor e o Finam. 

Vamos por partes: ontem, esta coluna notou uma pulga atrás da orelha de empresários da agropecuária do Ceará, que sonham com o ramal do Salgado-Apodi. 

Temes eles que a licitação a ser anunciada priorize, no tempo, o canal principal do projeto, que sairá do açude Engenheiro Ávidos, na Paraíba, em direção ao rio Apodi, no Rio Grande do Norte. 

Está previsto que, na altura do Km 30, esse canal será bifurcado, ganhando um braço em direção ao rio Salgado, no Ceará. É a inclusão desse braço na licitação que deixa o empresariado da agropecuária cearense de orelha em pé.

O canal principal terá largura suficiente para uma vazão de até 40 m³/s e terá como destino final a barragem potiguar de Santa Cruz. Na bifurcação, esse volume será repartido, desviando-se 20 m³/s para o canal que levará água para o rio Salgado.

O ministro dissipará esta e outras dúvidas no seu pronunciamento de hoje. 

Quanto à solução para o passivo do Finor (Nordeste) e do Finam (Norte), é igualmente grande a expectativa do empresariado nordestino sobre o que anunciará Rogério Marinho. 

O Finor e o Finam, que foram fundos mal administrados pela Sudene e a Sudam, têm hoje patrimônio perto de zero por causa da inadimplência da maioria das empresas que eles deveriam incentivar. 

“A maioria dessas empresas não pode ser culpada pela incompetência dos administradores do Finor e do Finam, que, atrasando as liberações dos recursos, as levaram ao socorro do mercado financeiro para a conclusão dos seus projetos, pagando por isso juros estratosféricos”, como disse à coluna o consultor empresarial Sérgio Melo. 

Transformada em debêntures, essa dívida cresceu como uma bola de neve e hoje passa dos R$ 40 bilhões, mais da metade dos quais no Finor.

Um projeto-de-lei ou uma Medida Provisória poderá encaminhar, via Parlamento, uma solução que permita o retorno das empresas incentivadas, em longo prazo e a juros baixos, à condição de adimplentes.
  
REVOLUÇÃO

Há uma silenciosa revolução acontecendo no sistema penitenciário do Ceará, com a direta participação da iniciativa privada. 
Fruto de parceria celebrada pela Federação das Indústrias (Fiec) com a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado, professores do Senai-Ceará, apoiados por psicólogos, estão há quase dois meses ministrando cursos profissionalizantes aos internos das cadeias públicas estaduais. 

O resultado impressiona, comove e emociona os alunos, os professores e a dupla de psicólogos que diariamente acompanha o trabalho, que, se depender dos parceiros, será renovado quantas vezes for necessário.

DUPLICAÇÃO

Prossegue em alta velocidade o trabalho de duplicação da CE-155, a rodovia que liga a BR-222 ao Porto do Pecém. 

A obra ganhou intensidade depois da chegada da Construtora Luiz Costa (CLC), do Rio Grande do Norte, incluída entre as maiores do Nordeste. 

Mesmo assim, a duplicação não estará pronta no fim deste ano, o que significa dizer que enfrentará o atraso a ser causado pela estação das chuvas, a partir de janeiro.

FRAPORT

Informa a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Internacional Pinto Martins: 

O Fortaleza Airport opera com o AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. 

A certificação confirma que o aeroporto de Fortaleza está em conformidade com as regulamentações municipais, estaduais e federais relacionadas à segurança contra incêndio. 

"O nosso objetivo é oferecer um ambiente cada vez mais seguro a todos os nossos passageiros e usuários”, diz Marcel Moreno, diretor de infraestrutura da Fraport Brasil.

NA CUECA

Virou moda, entre os políticos - melor dizendo, entre os maus políticos - esconder dinheiro na cueca.

O senador Chico Rodrigues, do DEM, foi flagrado pela Polícia Federal com mais de R$ 30 mil em espécie dentro da cueca e entre suas nádegas.

Ele é acusado pela PF de desviar para si próprio dinheiro que o governo federal mandou para o combate à pandemia da Covid-19 em Roraima, seu Estado.

Chico Rodrigues pediu ontem demissão da função de vice-líder do governo no Senado. 

Faz tempo que, no Brasil, a política virou caso de Polícia. 



Assuntos Relacionados