Mansueto: reformas para o crescimento

Já começou a transição na Secretaria do Tesouro Nacional, de onde sairá, no dia 31 de julho, o economista cearense Mansueto Almeida. Nesta semana, ele e seu sucessor, economista Bruno Funchal, reunir-se-ão mais uma vez, "o que mostra a tranquilidade com que tudo se desenrola", como explicou o próprio Mansueto. Ontem - durante o Painel Finanças do Seminário de Gestores Públicos Prefeitos 2020, moderado por este colunista - ele transmitiu boa notícia: apesar do déficit de R$ 800 bilhões no Orçamento da União, o Governo tem vendido, sem problemas, os seus títulos aos investidores, o que demonstra a confiança do mercado na condução das contas públicas nacionais. Mansueto confirmou que, neste ano, a prioridade do gasto concentra-se na saúde, por causa da pandemia do coronavírus. "Não há mágica. Neste ano, o Governo tem de gastar mais", ele disse. E prognosticou: em 2021, o quadro da economia iniciará um período de melhora. Mas o ideal - Mansueto acentuou - só será alcançado quando o Congresso Nacional aprovar as reformas, citando a Tributária como a principal delas. Do seu ponto de vista, há um clima a favor das reformas nas duas casas legislativas. Porém, ele entende que aprovação mesmo da reforma Tributária só no próximo ano.

Ilicitude

Edilberto Pontes, vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará, fez questão de mandar um recado aos 184 prefeitos cearenses: "O TCE exige transparência". Ele falou no Seminário Gestores Públicos Prefeitos 2020, promovido pelo Sistema Verdes Mares (SVM). O recado teve endereço certo: parte dos gestores que, em vez de transparência, prefere segredar as contas, principalmente as relativas às licitações. O TCE e o MPE avisam aos navegantes: estão aparelhados para combater a endemia da ilicitude.

Castanha

Segundo previsões do Levantamento Sistemático da Produção, feito pelo IBGE, a safra de castanha de caju deste 2020, na região Nordeste, poderá chegar a 150 mil toneladas. Isto tem uma causa: as boas chuvas que desabaram sobre o solo nordestino, principalmente sobre o litoral, onde estão os cajueirais. Produtores experientes, porém, admitem que - "dependendo dos ventos de junho, julho e agosto" - a safra poderá ser ainda melhor e ficar entre 130 mil e 140 mil toneladas de amêndoas.

No Plano Estratégico 2020-2027 do Ministério da Agricultura lê-se logo na apresentação: "O Brasil é o 1º do mundo na exportação de soja em grão, café, açúcar, suco de laranja e carne de frango; o 2º de carne bovina, milho, óleo e farelo de soja; o 3º de algodão e o 4º de carne suína. O agro responde por 50% das exportações do País

Alô, Alô, DER! Pede socorro à Av. Washington Soares, cujo pavimento nas suas duas pistas - a Leste e a Oeste - está em processo rápido de deterioração. Já foram tapados alguns poucos buracos, mas o serviço foi de má qualidade e eles estão de novo sendo reabertos. Há pouco tráfego. Boa hora para a execução desse serviço.



Assuntos Relacionados