Evangelho de hoje, domingo, 16/10 (Lc 18, 1-8)

Disse Jesus: "O Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?'

Naquele tempo: Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 'Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: `Faze-me justiça contra o meu adversário!' Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: 'Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!'' E o Senhor acrescentou: 'Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?'  

Reflexão - Ter esperança é esperar com confiança

Veja também

A insistência da nossa oração exercitará em nós a perseverança e a certeza do que pleiteamos diante do Pai. Quando desistimos com facilidade dos nossos pleitos diante de Deus é porque não temos muita segurança de que o que pedimos é o mesmo de que necessitamos. A perseverança fortalece a nossa alma, porém, a esperança deve estar de braços dados com ela. Ter esperança é esperar com confiança!  O juiz injusto da parábola atendeu o pedido da viúva por causa da sua insistência, persistência e segurança no que pedia.  Quanto mais não o fará o justo juiz quando, em constante oração nós batermos à Sua porta pedindo aquilo que nos for justo e necessário! A viúva pediu ao juiz para fazer-lhe justiça   contra o seu adversário, assim também nós devemos pedir ao Senhor que a Sua vontade se realize na nossa vida, porque justo para nós é tudo o que tiver ajustado ao plano do Senhor nos conceder. Não tenhamos receio de bater à porta do Pai para pedir tudo o quanto desejamos, porém, nos contentemos com tudo quanto Ele nos conceder porque Ele conhece as nossas necessidades e sabe do que precisamos para ser feliz. A fidelidade da nossa oração é uma prova da nossa fé. Jesus mesmo dá uma dica para que possamos refletir: "o Filho do homem quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?" A qualidade da nossa fé é para o mundo um testemunho vivo capaz de atrair muitas pessoas a também abraçar a causa de Jesus e, assim fazer com que Ele, quando voltar ainda encontre fé sobre a terra. - O que significa para você a justiça de Deus? - Qual é a diferença da justiça dos homens? - Você tem convicção dos pedidos que tem feito a Deus na sua oração? - Como é a sua fé? Pelo menos do tamanho de um grão de mostarda? - Você está disposto (a) a ajudar com que a fé permaneça na terra até Jesus voltar?

Helena Colares Serpa - COMUNIDADE CATÓLICA MISSIONÁRIA MARIANA UM NOVO CAMINHO