Evangelho de hoje, 3ª feira, 11/04/23 (Jo 20,11-18)

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!', e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Naquele tempo: Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando.  Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.  Os anjos perguntaram:  'Mulher, por que choras?'  Ela respondeu:  'Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram'. Tendo dito isto,  Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus.  Jesus perguntou-lhe: 'Mulher, por que choras?  A quem procuras?'  Pensando que era o jardineiro, Maria disse:  'Senhor, se foste tu que o levaste  dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar'.  Então Jesus disse: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabuni'  (que quer dizer: Mestre).  Jesus disse: 'Não me segures.  Ainda não subi para junto do Pai.  Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'.  Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!', e contou o que Jesus lhe tinha dito.   

Reflexão – Não podemos perder tempo olhando para o túmulo vazio da nossa existência.

Veja também

Centralizada na sua dor e impotente diante do que presenciava diante do túmulo vazio, Maria chorava angustiada. Ela ainda não compreendera aquilo que Jesus já havia revelado aos seus discípulos: que morreria, mas no terceiro dia teria novamente a vida. Mesmo diante da presença dos anjos, mensageiros de Deus, ela continuava se lamentando: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!” Cabisbaixa Maria Madalena não conseguia nem reconhecer o próprio Jesus, que de pé, diante dela, lhe falava e questionava sobre o motivo do seu desespero. Queria ter o corpo de Jesus morto, no entanto, Jesus estava vivo e ressuscitado diante dela. Essa atitude de Maria representa a nossa imagem quando nos deparamos com as situações trágicas da nossa vida e, também, só choramos e lamentamos sem perceber que Jesus está muito junto de nós e nos questiona: “por que choras? A quem procuras?”  Angustiados pela nossa falta de fé e de confiança na Palavra do Senhor, estamos sempre procurando por Alguém que já está muito perto de nós e não percebemos a Sua presença, porque estacionamos na dor e no sofrimento. Mesmo conhecendo as Escrituras e tendo ciência das promessas de Deus, sabendo que Cristo ressuscitou e que nos deixou o Seu Espírito, nós choramos sem esperança, quando olhamos somente para as aparências. Temos dificuldades de enxergar as coisas de Deus e os sinais que Ele nos dá nos momentos cruciais da nossa vida. O mundo espiritual está tão perto de nós, e somos incapazes de percebê-lo, concentrados que estamos em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Assim como Maria Madalena, nós também confundimos a presença de Jesus com a presença de outras pessoas e por isso, passamos por instantes de incerteza e desilusão.  Estamos vivendo o tempo Pascal em que recebemos a graça de ver Jesus, de caminhar com Ele, de fazer refeição com Ele, por meio da Sua Palavra! Não podemos perder tempo olhando para o túmulo vazio da nossa existência, Jesus está mais além disso, está no nosso coração! – Para onde você está olhando? – Está remoendo os seus problemas ou procurando ver Jesus? – Onde você acha que Ele está? – Você também já pode dizer como Maria Madalena, eu vi Jesus?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO