Energia Solar: Brasil alcança 7 GW de potência instalada

A potência equivale a toda a capacidade de geração da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo informa a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)

Legenda: Segundo dados da Aneel, o Ceará conta com 25.301 usinas de geração distribuída, com uma potência instalada de 320,890 MW
Foto: Kid Junior

Boa notícia! A geração de energia solar acaba de alcançar a marca histórica de 7 GW de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos no Brasil.

Essa potência o que equivale à metade de toda a capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Veja também

De acordo com a entidade, o Brasil tem hoje mais de 611 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, com economia e sustentabilidade ambiental que beneficiam mais de 765 mil unidades consumidoras. 

Desde 2021, foram investidos mais de R$ 35,6 bilhões em projetos que geraram mais 210 mil empregos acumulados no período e espalhados por todas as regiões do Brasil.

Embora tenha avançado nos últimos anos, o Brasil – detentor de um dos melhores recursos solares do planeta – continua atrasado no uso da geração própria de energia solar. Dos mais de 88 milhões de consumidores de energia elétrica do País, apenas 0,8% já faz uso do sol para produzir eletricidade, limpa, renovável e competitiva.

Para a entidade, a aprovação pelo Congresso Nacional do marco legal para a geração própria de energia renovável, proposto pelo Projeto de Lei (PL) nº 5.829/2019, fortalecerá a diversificação da matriz elétrica brasileira e a segurança de suprimento elétrico, em tempos de crise hídrica e aumentos na conta de luz.

O PL nº 5.829/2019, de autoria do deputado federal Silas Câmara e relatoria do deputado federal Lafayette de Andrada, garantirá em lei o direito do consumidor de gerar e utilizar a própria eletricidade, a partir de fontes limpas e renováveis.

O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados em agosto e seguiu para apreciação no plenário do Senado Federal. A expectativa do setor é de que a proposta seja votada e sancionada ainda neste 2021.

Segundo a Absolar, a tecnologia solar fotovoltaica está presente em 5.369 municípios de todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente: Minas Gerais (1.304 MW), São Paulo (888 MW), Rio Grande do Sul (849 MW), Mato Grosso (534 MW) e Paraná (383 MW).