Elmano faz tour na ArcelorMittal que celebra 1 ano de Ceará

Foi ontem, quinta-feira, 4, na usina siderúrgica do Pecém. O CEO da ArcelorMittal América Latina, Jorge Oliveira, e o CEO da unidade cearense, Erick Torres, recepcionaram o governador e o presidente da Fiec

Legenda: O governador Elmano de Freitas e o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, caminham ao lado do CEO da ArcelorMittal América Latina
Foto: Divulgação

O chefe do executivo conversou com empregados e recebeu homenagem do projeto Engenharias que Transformam, que incentiva jovens à ingressarem na indústria

Ontem, quinta-feira, 4, o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, visitou a usina siderúrgica da ArcelorMittal Pecém, sendo recebido pelo CEO da ArcelorMittal América Latina Aços Planos, Jorge Oliveira, e pelo CEO da unidade cearense, Erick Torres. 

O governador fez um tour pela área industrial, conheceu o processo produtivo do aço, reunindo-se depois com executivos da ArcelorMittal. Durante a reunião, foram abordados os recordes e os avanços alcançados pela ArcelorMittal neste primeiro ano de operação da empresa no Ceará, iniciado em março de 2023, e os projetos futuros em diversos âmbitos a partir do potencial do Estado.

Para o CEO Jorge Oliveira, este período inicial deu ao Grupo ArcelorMittal a certeza sobre as riquezas do Ceará, principalmente, sobre a alta qualidade dos profissionais cearenses.

“O primeiro grande fator que a gente tem valorizado muito é o nível da educação que o Estado tem. Isto nos traz a segurança de que a nossa decisão de chegar aqui foi acertada. Viemos para ficar. E a gente tem a oportunidade de, no futuro, fazer a verticalização dos nossos processos e dos nossos produtos. Com isso, a gente vai gerar valor para a nossa organização e para o Estado, com o potencial de muitos negócios. É o primeiro ano de nossa gestão aqui e estamos muito felizes por estarmos presentes no Ceará", declarou Jorge Oliveira ao governador.

Por sua vez, Elmano de Freitas enfatizou que a ArcelorMittal é uma importante parceira, ao gerar empregos e renda no Ceará, desenvolver outros setores produtivos e contribuir com a economia do estado. 

"Nós estamos falando aqui de mais de 5 mil empregos diretos, sendo mais de 20 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente. O que nós estamos querendo é ter um Estado com bom crescimento econômico e a ArcelorMittal é uma peça-chave para isso. Nós temos conversado sobre a expansão da ArcelorMittal no Estado do Ceará. Ressaltamos também o aspecto de liderança, de participação de mulheres na empresa, o trabalho social que a ArcelorMittal faz com as comunidades do entorno e os investimentos em programas sociais. Para nós, é um grande orgulho termos no Ceará uma empresa com o know-how, a experiência e a capacidade que a ArcelorMittal tem", destacou o governador.

Durante a visita, Elmano de Freitas também conheceu o projeto Engenharias que Transformam. Com o objetivo de atrair novos talentos para a carreira profissional na indústria, a ArcelorMittal produziu uma série de conteúdos multimídias focados nas engenharias que se conectam à produção do aço. São histórias de colaboradores da ArcelorMittal Pecém, incluindo a do CEO da unidade Pecém, Erick Torres. As peças serão exibidas, em breve, para alunos e alunas de escolas públicas estaduais e particulares.

Na oportunidade, Erick Torres relembrou que a ideia surgiu a partir de uma conversa anterior com o governador Elmano de FReitas, que considerou inspiradora a possibilidade de levar para os estudantes essas histórias de vida de homens e mulheres que atuam na produção do aço. Colaboradores da empresa, que participam do projet,o presentearam o governador com um capacete personalizado da ArcelorMittal.

"Nós queremos mostrar o quanto a engenharia pode transformar a vida das pessoas. Sabemos que somos a maior indústria do Ceará e que podemos impulsionar os jovens também através do conhecimento, incentivando o crescimento profissional desses jovens. Isto é parte do nosso compromisso com o desenvolvimento do Ceará", explicou o CEO Erick Torres.

O presidente da Fieec, Ricardo Cavalcante, presente ao evento, fez questão de ressaltar o trabalho conjunto que já vem sendo desenvolvido pelo Senai para a contínua qualificação profissional dos que trabalham na produção de aço.

"Nosso relacionamento está sendo excelente e já impulsionamos muitas ações. Estamos de portas abertas para acolher as demandas e estamos preparados para fazer esse trabalho", disse o presidente da Fiec.

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueiredo, elogiou o desempenho da ArcelorMittal no seu primeiro ano de operações no Ceará. 

"Desde a chegada da ArcelorMittal ao Pecém, temos percebido um trabalho em conjunto muito grande, na ânsia de resolver os desafios, que são muitos. Gostaria de agradecer a parceria e dizer que estou orgulhoso de todo esse trabalho. Podem contar com o Complexo do Pecém para seguir avançando", disse Figueiredo.

Também estiveram presentes à visita do governador à ArcelorMittal o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; a diretora vice-presidente financeira do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Rebeca Oliveira; e o diretor-presidente da ZPE Ceará, Hélio Winston Leitão.

Dentre os gestores da produtora de aço presentes, estiveram o diretor Operacional, Kleber Beraldo; o CTO - diretos Técnico, Wellington Guidoni; a gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais, Patrícia Colaferro; a gerente geral de Recursos Humanos, Gisele Sestren; e o gerente Jurídico, Vinícius Simões.

Veja também