ArcelorMittal vira parceiro do Habitat de Inovação Sesi-Senai Ceará

A parceria permitirá que, durante os próximos dois anos, as partes executam ações conjuntas para o desenvolvimento de inovações no contexto da indústria 4.0.

Legenda: Ricardo Cavalcante (E) e Paulo Wanick assinam o documento que tornam a Fiec e a ArcelorMittal parceiros do Habitat de Inovação Sesi-Senai Ceará
Foto: ArcelorMittal / Divulgação

Serão dois anos de ações conjuntas nesta que é a primeira grande parceria do Programa de Transformação Digital da ArcelorMittal no Ceará

Boa notícia! A ArcelorMittal, dona da usina siderúrgica do Pecém, celebrou nesta segunda-feira, 11, por meio do iNO.VC, programa de transformação digital da ArcelorMittal Aços Planos, parceria com o Habitat de Inovação Sesi-Senai Ceará. A parceria permitirá que, durante os próximos dois anos, as partes executam ações conjuntas para o desenvolvimento de inovações no contexto da indústria 4.0. 

A parceria foi celebrada em solenidade realizada na sede do Habitat de Inovação Sesi-Senai, em Maracanaú. Na oportunidade, o diretor financeiro da ArcelorMittal do segmento Aços Planos América Latina, Paulo Wanick, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, assinaram o documento que aproximará o instituto Senai e o centro de inovação do Sesi das necessidades da empresa. Após a ofialização da parceria, houve uma visita aos laboratórios do Instituto Senai de Tecnologia e às obras da nova escola Sesi Referência em Maracanaú.

“Esta é a nossa primeira grande parceria na colaboração pela transformação digital no Ceará. A ArcelorMittal quer participar do ecossistema de inovação do Brasil para desenvolver soluções para a indústria 4.0, em especial para a produção de aço. A aproximação com o Habitat de Inovação do SesiI-Senai tem potencial de ser bastante promissor para todos. Procuramos fazer tudo de forma colaborativa, de vez em quando até disruptiva, visando encontrar soluções que fortaleçam a sustentabilidade, qualidade, segurança e liderança, que são os valores da ArcelorMittal”, como disse Paulo Wanick no seu discurso.

Desde novembro de 2023, a ArcelorMittal, por meio do programa iNO.VC, vem promovendo aproximações e apresentando a iniciativa ao ecossistema de inovação do Ceará.

“O fato de termos fechado essa parceria tão rapidamente indica a forma como o Grupo ArcelorMittal trabalha: simplicidade, pensamento no futuro e transparência. Parcerias como essa, fazem crescermos juntos com o ecossistema de inovação do Ceará. O momento de hoje é um passo importante nessa jornada", afirmou a gerente-geral de TI e Automação da ArcelorMittal Pecém, Cristiane Lazzaro.

O iNO.VC, programa de transformação digital da ArcelorMittal, foi criado com o objetivo de conectar startups, empresas e parceiros aos desafios e oportunidades de negócios. O Programa funciona de forma colaborativa, incentivando a criatividade e a cocriação, viabilizando soluções inovadoras para a indústria, com impactos positivos para a sociedade. Continuamente, o iNO.VC busca fortalecer a sustentabilidade, qualidade, segurança e liderança, que são os valores da ArcelorMittal, por meio de soluções que envolvam Inteligência Artificial, computação em nuvem (Cloud), 3D, robôs, Big Data, Analytics, realidade aumentada, simulações, integração de sistemas e segurança cibernética.

O Grupo ArcelorMittal é a maior produtora de aço do Brasil e líder mundial no setor, com cerca de 160 mil empregados e clientes em mais de 155 países. A unidade Pecém tem área construída de 5,71 milhões de metros quadrados, tem capacidade de produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano, já exporta para diversos países e destaca-se pelos aços HAV, que são produtos de alto valor agregado. Está instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A produtora de aço cearense atende à indústria naval, de óleo e gás, automotiva e construção civil. O propósito da ArcelorMittal é produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

Veja também