Lide-Ceará visita Unifor, entusiasma-se e quer celebrar parceria

Grupo de empresários associados da entidade manifestou desejo de ter como parceira a inteligência da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz

Um grupo de associados do Lide-Ceará – entidade que reúne lideranças empresariais cearense de diferentes setores da atividade econômica – reuniu-se durante toda a manhã desta sexta-feira, 23, com o reitor e os vice-reitores da Universidade de Fortaleza (Unifor), mantida pela Fundação Edson Queiroz. Objetivo da reunião: celebrar uma parceria entre as duas partes voltada para a integração da inteligência acadêmica com a das empresas. 

O grupo do Lide chegou à Unifor sob a chuva que, às 8 horas da manhã de ontem, desabava sobre Fortaleza, mas isto não o assustou. O que positivamente o surpreendeu foi, primeiro, o cenário externo e interno da maior universidade privada do Norte e Nordeste e a segunda do país: nenhuma pichação, nenhum grafite nas paredes da reitoria e dos seus prédios, que se localizam sob uma área verde de fazer inveja ao mais radical ambientalista: tudo imaculadamente limpo.

A segunda surpresa impactou o grupo ainda mais fortemente: a sede da reitoria é uma permanente e gratuita exposição do que de melhor têm as artes plásticas. Para começar – como saudação de boas-vindas do reitor da Unifor, Randal Pompeu, e da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, ambos presentes – a maior coleção de Portinari do país. Ao seu redor, peças de Tarsila do Amaral e Pancetti.

E numa sala de boa acústica e emoldurada por quadros de grandes e variados artistas, o grupo do Lide Ceará, liderado por sua coordenadora Emília Buarque, ouviu a saudação de Lenise Queiroz Rocha – que disse: “Aqui, ensinamos e aprendemos” – e do reitor Randal Pompeu, que recordou: “Ideia do visionário Edson Queiroz, a Unifor já nasceu como Universidade, com ensino, pesquisa e extensão”.

E aí começou uma exposição detalhada e exclusivamente voltada para os empresários do Lide-Ceará, que foram informados do que já fez, do que está fazendo e do que pretende fazer a Unifor. 

O vice-reitor de Pesquisa, José Milton de Souza Filho, aguçou ainda mais o interesse dos visitantes ao assinalar que sua universidade tem um parque tecnológico de que faz uso, entre outras empresas, a KPMG, o Grupo M. Dias Branco, a Unimed Fortaleza e a Pathfind. Esse parque é, também, incubador de 33 startups cearenses, que já são fornecedoras de empresas de grande porte.

Ele citou, como exemplo, o caso de M. Dias Branco, em cuja fábrica de massas e biscoitos do Eusébio os alunos da Unifor implantaram, com êxito, cinco projetos tecnológicos. 

E, também, revelou que o seu IPA – Intelligent Process Automation – cria e desenvolve, com o uso da Inteligência Artificial, robôs que já prestam serviço até para o Poder Judiciário do Ceará e chegam a detectar pontos de desperdícios no chão de fábricas. O IPA também desenvolve Totens interativos – com algoritmos criados pelos professores e alunos da Unifor. Essa tecnologia é utilizada na fabricação do Gelágua Inteligente: ela reduz o consumo de energia elétrica, desligando o aparelho nos momentos de quase nenhum consumo, como o período noturno.

O vice-reitor encerrou sua fala com um convite dirigido ao grupo do Lide: “Venham inovar conosco. Podemos ajudá-los a criar nas suas empresas uma cultura de inovação. Podemos ajudá-los, também, a aproveitar os editais das instituições oficiais para a obtenção de financiamento. Digo-lhes com alegria que os trabalhos dos pesquisadores da Unifor têm 11 mil citações em publicações acadêmicas internacionais. Todo esse conhecimento nós procuramos transmitir para a sociedade e está à sua disposição”.

Em seguida, falou a professora Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino. Cheia de orgulho, ela iniciou sua fala, dizendo que há 50 anos a Unifor é a segunda universidade privada do país, tendo começado com 17 cursos e 1.270 vagas no seu primeiro vestibular. Hoje, ela tem 47 cursos de graduação e 20 mil alunos, dispondo de um programa permanente de qualificação do seu corpo docente.
 
A vice-reitora também disse que mais de 100 egressos da Unifor ocupam posições no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em governos estaduais, no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras Municipais e nas mais importantes entidades empresariais do Ceará e de outros estados.

A Unifor – acrescentou a professora Maria Clara Bugarim – tem Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade, que propõe soluções de estratégia, operações em marketing, vendas e sustentabilidade, tendo como parceiros o Grupo Marquise, o Banco Santander e o Evino.

Por fim, falou a professora Adriana Helena Moreira, vice-reitora de Extensão, cujas primeiras palavras foram dedicadas à Divisão de Arte e Cultura da Unifor,. Ela destacou o seu Espaço Cultural – com centenas de obras de arte que datam de 1817 até este Século XXI. Esse espaço é visitado, anualmente, por 200 mil pessoas, parte das quais procedentes de outros estados e até do exterior. 

Há, também, a Biblioteca com mais de 12 mil títulos e com um acervo de obras especiais, e o Teatro Celina Queiroz.

A Unifor conta com uma Divisão de Responsabilidade Social de que faz parte a Escola Yolanda Queiroz, na qual estudam 550 crianças residentes nas comunidades vulneráveis localizadas no entorno da universidade. Fundada em 1982, a escola já educou, gratuitamente, 20 mil crianças. 

Detalhe: durante a pandemia da Covid 2019, a Unifor distribuiu um chip a cada uma das crianças alunas da escola, que passaram a estudar em casa por meio de telefone celular, acompanhando as aulas a distância.
 
Há, ainda, o Centro de Formação Profissional igualmente voltado para os profissionais das mesmas comunidades, que recebem cursos de eletricista, modelagem e costura, design de sobrancelhas, culinária nutritiva e auxiliar de veterinário. Após o curso, esses profissionais são encaminhados ao mercado de trabalho. No ano passado de 2023, foram formados 140 desses profissionais. 

E há a Divisão Esportiva que ocupa uma grande área do gigantesco terreno onde está o campus da Unifor. Essa divisão é responsável pela administração de todos os equipamentos do seu parque olímpico, que dispõe de pista, quadras e piscina de padrão internacional. 

No final da reunião, o grupo do Lide passou a fazer perguntas, a primeira das quais formulada por Camilo Benevides, executiva da área financeira do Grupo BSpar. 

Ela simplesmente quis saber: “A quem eu devo procurar para encaminhar os meus projetos?” A pergunta seguinte, de André Maia, sócio e diretor da Termaco, empresa de logística, foi a mesma: “A quem procuro aqui na Unifor?” Ele sugeriu: “Podemos terceirizar com a Unifor alguns serviços”. 

Lenise Queiroz Rocha respondeu a todos com uma frase: “A Unifor tem a solução para cada um dos seus problemas”. E foi aplaudida.

Emília Buarque finalizou a reunião, informando que a formalização da parceria das empresas do Lide Ceará com a Unifor será feita na próxima reunião da entidade, no Hotel Gran Marquise. Até lá, serão definidos os detalhes da parceria.