Evangelho de hoje, sábado, dia 24/02/2024 (Mt 5, 43-48)

Jesus disse: "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!"

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.'  

Reflexão - A perfeição é um atributo do Pai!

Apesar das nossas limitações humanas, somos chamados aqui na terra a buscar a perfeição. No entanto, na maioria das vezes temos um conceito de perfeição que não é a mesma que Deus nos propõe e nos prendemos ao perfeccionismo acreditando que ser perfeito é fazer tudo com muita sofisticação e preciosismo, sem naturalidade para que não deixemos margem a sermos julgados pelos outros. Neste Evangelho Jesus esclarece que a perfeição é um atributo do Pai e quem busca viver de acordo com a condição de filhos do Pai busca também se conformar com a Sua imagem e semelhança. Quem busca a Deus, busca a perfeição, por isso, somos chamados (as), a imitá-Lo e, por conseguinte, aprender com Ele a perdoar a amar a acolher e aceitar o próximo, do jeito que ele é, mesmo que ele esteja fora dos nossos padrões.  A perfeição, portanto, é a vivência do amor de Deus em todas as situações da nossa vida e com todas as pessoas e não somente, com aqueles a quem nos é apreciável e fácil fazê-lo.  Somos parecidos com o Pai quando vivenciamos o Seu Amor em todos os nossos relacionamentos, pois Deus ama incondicionalmente ao maior pecador. “Amai os vossos inimigos e rezai porque aqueles que vos perseguem”, é o que Jesus nos ordena.  Aos olhos humanos o que Jesus nos ensina neste Evangelho é uma verdadeira insensatez, pois, na maioria das vezes procuramos dar o primeiro lugar na nossa vida às pessoas de quem mais gostamos; lembramos mais de orar por aqueles  que nos são próximos; só cumprimentamos a quem simpatizamos; só ajudamos às pessoas que podem nos recompensar; gostamos sempre de permanecer numa reunião perto das pessoas com quem mais nos identificamos e assim por diante! As pessoas que estão fora do nosso convívio são como ilustres desconhecidos. Precisamos, em primeiro lugar, refletir a fim de descobrir quem são os nossos inimigos, quem são aqueles que nos estão perseguindo a fim de orar por eles. Algumas vezes, os nossos inimigos e perseguidores estão muito perto de nós, e até dentro da nossa casa, e, porque não simpatizamos com eles nos esquecemos de rezar e pedir a Deus pela sua conversão. Conscientes disso, todavia, sabemos que a graça e o poder do Pai são bastante para que possamos cumprir com a ordem que Jesus nos manda cumprir. – Você sabe quem são os seus inimigos? – Você os ama e ora por eles? - Qual é a sua atitude para com aqueles que o perseguem? – Você quer ser perfeito como o Pai? – Como você tem vivenciado o Amor de Deus que está no seu coração?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO