Evangelho de hoje, 5ª feira, dia 22/02/2024 (Mty 16, 13-19)

Jesus lhe respondeu: "tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la."

Naquele tempo: Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.  Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.  Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".  

Reflexão – Somos pedras vivas na construção da Igreja!

A Palavra de Jesus foi clara para Pedro e é também viva para nós, ainda hoje, por isso, Ele continua perguntando a cada um de nós: “E vós, quem dizeis que eu sou?”.  Repleto do Espírito Santo, Pedro, identificou Jesus como o Messias, o Filho de Deus, vivo e, por isso recebeu de Jesus o poder e a autoridade para ser chefe da Igreja, pastor do rebanho de Deus aqui na terra. Pedro foi a pedra sobre a qual Jesus edificou a Sua Igreja. Portanto, sobre o fundamento dos apóstolos e com o poder do Espírito Jesus constituiu a Sua Igreja que nunca será abalado pelo poder do inferno.  Nós somos a Igreja, e o Espírito Santo é quem nos motiva, inspira e convence a continuar firmes na fé em Jesus Cristo. Só Ele pode nos revelar a verdadeira identidade de Jesus. Quando somos inspirados pelo Espírito Santo nós não nos enganamos e sabemos discernir todos os desafios que nos são propostos pela Palavra do Senhor. A Palavra de Deus nos interpela, nos questiona e nos motiva também a compreender quem somos e qual o nosso papel na edificação do reino de Deus. Somos pedras vivas na construção da Igreja, o Pai nos revela o Seu amor e nos orienta na caminhada aqui na terra. Recebemos as chaves do reino dos céus que é a Salvação de Jesus e toda obra que nós fazemos aqui, boa ou má, tem repercussão no céu.  Cada um de nós tem uma missão muito especial aos olhos de Deus e cada pessoa é um instrumento Seu para a conscientização da nossa incumbência. – Você já assumiu a sua missão no reino dos céus? – O seu nome também designa uma missão muito especial. O que poderá significar? Pergunte ao Espírito Santo! -  Dê a si mesmo (a) um nome que designe uma virtude, uma qualidade, ou uma maneira de ser. 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO