Dia da Água: JBS e Ambev aderem a Programa de Revitalização de Bacias

Dez empresas aderiram ao programa do Ministério do Desenvolvimento Regional e vão aportar recursos para o Programa Águas Brasileiras.

Celebra-se nesta segunda-feira, 22, o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, 10 grandes empresas anunciam parceria com o Governo Federal para patrocinar ações do Programa Águas Brasileiras. 

Anglo American, Rumo Logística, Ambev, MRV Engenharia, Stone, Vale S.A, Engie Brasil, Bradesco, Caixa e JBS aportarão recursos em projetos - elaborados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) - de revitalização das principais bacias hidrográficas do País.
 
O compromisso dessas empresas com o Governo Federal será foralizado hoje em evento no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; da Agricultura, Tereza Cristina; do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; e da Controladoria-Geral da União, Wagner do Rosário.

Outras companhias interessadas em conhecer melhor as iniciativas podem procurar diretamente a Assessoria Especial do MDR, por meio do e-mail assessoriaespecial@mdr.gov.br, para agendar uma apresentação.

No total, 26 propostas, de 48 inscritas em edital, foram selecionadas pelo Programa Águas Brasileiras. 

Elas contemplam mais de 250 municípios de 10 estados e visam o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos. 

Foram escolhidos 16 projetos para a Bacia do Rio São Francisco, dois para a do Rio Parnaíba, dois para a do Rio Taquari e seis para a do Rio Tocantins-Araguaia. Desde dezembro, o MDR vem apresentando o Programa Águas Brasileiras para as empresas.

“Nossa meta é viabilizar, com a iniciativa, o plantio de 100 milhões de árvores nas quatro bacias hidrográficas prioritárias. Essa ação é essencial para a recomposição das matas ciliares e para a proteção das áreas de recarga de nascentes”, destaca o ministro Rogério Marinho.

As ações do Programa contemplam os seguintes eixos temáticos: manejo florestal sustentável; proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, prioritariamente de nascentes, e de áreas de recarga de aquíferos; implantação de sistemas agroflorestais; contenção de processos erosivos; soluções sustentáveis de saneamento no meio rural e reuso de água no meio urbano; técnicas de engenharia natural para infiltração da água com comprovados benefícios ambientais; ações que levem à redução da criticidade hídrica; e economia circular da água.