Como a Covid-19 ainda permanecerá pairando no ar do mundo – o do Brasil e o do Ceará no meio – pelo menos até o fim deste ano, vale a pena prestar atenção ao que informou ontem a esta coluna a professora doutora Clarice Weis Arns, do Instituto de Virologia da Universidade de Campinas (Unicamp), de São Paulo, uma das mais respeitadas virologistas do País.
Ela revelou que o gás de ozônio e a água ozonizada – testados por ela e sua equipe - “apresentaram ambos boa atividade contra o coronavírus”.
Os testes foram feitos no Laboratório do Instituto, na UNicamp, utilizando equipamentos de uma empresa privada.
O teste para o gás ozônio foi feito em um espaço de até 100 m², no qual o vírus – exposto à ação do equipamento que emitia o gás no centro desse espaço, e sem a presença de pessoas – foi exposto e inativado.
Por sua vez, a água ozonizada, processada por equipamento fornecido pelo mesmo fabricante, revelou-se “potente desinfetante para áreas fixas, para a higiene das mãos e como névoa para produtos agrícolas - frutas e vegetais - e para pessoas, uma vez que não apresentou toxicidade in vitro sobre as células testadas”, explicou a professora Clarice Arns.
Ainda estamos distantes do momento em que será anunciada a vacina contra o novo coronavírus, mas pelo menos há boas notícias da ciência sobre o que fazer e como fazer para evitar que essa tragédia pandêmica se alastre.
E esta é uma delas.
DIGITAL
Desafio!
A Faculdade CDL convida seu corpo discente a reinventar-se e a mergulhar na campanha que sugere seguir em frente com os seus sonhos.
O apelo aos alunos é este: adequem-se ao “novo normal”, que está emergindo desta pandemia virótica, tornando o mundo “cada dia mais digital”, como diz a campanha.
SORVETE
Empresa 100% cearense, a Sorvetes Frosty está informando que, de janeiro a maio deste ano, sua produção cresceu 29,7%.
E, por causa da pandemia, seu serviço de “delivery” teve, até março, incremento de 188% em comparação com março do ano passado.
E promete, para as próximas semanas, lançar um aplicativo próprio.
RECORDES
Nesta semana, o Brasil deverá alcançar o registro de 1 milhão de casos de coronavírus no País.
Será o primeiro de uma série de eventos midiáticos relacionados a esta pandemia virótica.
Antes, haverá o nonocentésimo milésimo caso.
E, ainda, o quinquagésimo milésimo óbito.
São eventos que causarão muitos debates à direita e à esquerda.
EÓLICA
Pioneiro na geração de energia eólica no Brasil, o Ceará foi líder nacional do setor durante vários anos.
Aí o governo do estado desinteressou-se pela atividade.
Hoje, a Bahia, com 170 parques eólicos, é o líder, gerando 31% da energia eólica do País.
Depois, o Rio Grande do Norte.