Beach Park dará ao Ceará seu primeiro e grande aviário

A seleção das aves já começou, mas sobre elas a coordenação do projeto evita dar detalhes para manter o sigilo e a expectativa em torno dele. E mais: AJE-Fortaleza vai à Argentina; BNB financiará compra de táxi novo

Até o próximo mês de junho, estará pronto o primeiro grande aviário do Ceará. É um investimento da iniciativa privada, mais precisamente do Beach Park, que o instala num sítio localizado na geografia do município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, não tão distante do seu imenso parque aquático na Praia das Fontes, cujos frequentadores passarão a ter mais uma atração turística. 

Ednilton Soárez, sócio majoritário e diretor do Beach Park, disse à coluna que o aviário será, como o próprio nome sugere, um espaço gigantesco, com grande altura, protegido por tela e destinado a abrigar, com conforto, exemplares da população de aves, canoras ou não, que habitam o litoral, as serras e os sertões cearenses. 

A seleção dessas aves já começou, mas sobre elas a coordenação do projeto evita dar detalhes para manter o sigilo e a expectativa em torno dele. 

Mas Ednilton Soárez assegura que os turistas – público-alvo desse investimento – serão surpreendidos não só pelo seu ineditismo, mas pela qualidade do empreendimento, sem similar na região Nordeste. 

A propósito: na opinião de Ednilton Soárez, o governo estadual precisa voltar a investir na divulgação do turismo do Ceará. Houve uma época em que essa divulgação se fazia nas fontes emissoras nacionais – como São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Goiânia, Belo Horizonte e Ribeirão Preto (SP) – e estrangeiras, como Paris, Miami, Nova Iorque, Los Angeles, Paris, Amsterdam, Lisboa e Buenos Aires.

O Ceará tem algumas atrações turísticas que, à revelia do governo, atraem visitantes permanentemente. Jericoacoara é uma delas – há voo diário ligando o Sudeste àquela vila, onde foram construídos e operam alguns dos melhores e mais luxuosos (e caros) hotéis do Ceará. 

A praia do Preá, 12 quilômetros a Leste de Jeri, é outra atração que tem na prática do kitesurf um chamariz de turistas -- estrangeiros em sua maioria. São empresários e executivos de empresas – com dinheiro no bolso – que se largam da Europa, dos EUA e até da Ásia somente para praticar, no Preá, esse esporte, cujos equipamentos são muito caros para os padrões brasileiros.

AJE-FORTALEZA NA ARGENTINA

No próximo dia 2 de março, 22 jovens empresários associados à AJE-Fortaleza irão em missão comercial à Argentina. Durante uma semana, cumprirão uma programação que inclui reuniões com entidades empresariais daquele país. 

O objetivo da missão, informa Lucas Melo, próximo coordenador da AJE Fortaleza, será conhecer a realidade política, econômica e social da Argentina, hoje governada por Javier Milei, um autodeclarado libertário, que, com minoria no Congresso Nacional, luta para enfrentar e vencer o que ele chama de “casta” – que seriam os políticos que se apropriaram do estado argentino e de seus recursos. Milei tem como meta central zerar, neste ano, o déficit do orçamento da República Argentina. 

Os jovens empresários fortalezenses terão muito o que aprender em Buenos Aires, onde, como no Brasi, há pedintes nas calçadas e nos cruzamentos, algo que se repete também nas outras grandes cidades do país, como Santa Fé, Rosário, Mendoza e Córdoba.

BNB E SINDITÁXI ACERTAM FINANCIAMENTO

Informa Eliane Brasil, superintendente do Banco do Nordeste (BNB) no Ceará: falta pouco para a assinatura do contrato que permitirá ao BNB financiar a compra de veículos novos pelos motoristas associados ao Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditáxi).
Ela disse à coluna que o setor jurídico do Sinditáxi examina as condições do financiamento – prazo e juros, principalmente – para a celebração do contrato, um sonho dos taxistas que começou a ser sonhado no meio do ano passado. Coisas da burocracia brasileira e, também, da legislação e dos regulamentos que regem as atividades bancárias. 

A superintendente do BNB não tem dúvida de que haverá uma grande demanda por esse financiamento. “As condições oferecidas pelo BNB para a celebração do contrato são boas”, garante Eliane Brasil.