Conheça 8 estratégias para alcançar uma promoção no trabalho

Legenda: As empresas valorizam profissionais que estão comprometidos com o próprio crescimento e aprimoramento
Foto: Shutterstock

Por que alguns profissionais não conseguem a tão almejada promoção dentro de suas empresas? Esta é uma pergunta que ecoa nos corredores corporativos, gerando debates e frustrações. Enquanto alguns acreditam que a preferência por contratar talentos externos é o principal obstáculo, as empresas argumentam que a diversidade de experiências trazidas por profissionais de fora é essencial para a inovação e o crescimento. Então, quem está com a razão? Este artigo explora estratégias para navegar nesse cenário competitivo e alcançar o próximo nível em suas carreiras profissionais.

Muitos profissionais se questionam sobre o motivo pelo qual não foram promovidos, enquanto as empresas defendem a necessidade de trazer novos talentos, com experiências de outros mercados e mais preparados para os desafios organizacionais. Surge então a questão: é possível encontrar um equilíbrio entre essas perspectivas?

Veja também

As empresas desempenham um papel crucial nesse processo ao investir no mapeamento das competências existentes em sua equipe, promovendo processos de capacitação interna e criando iniciativas que valorizem e reconheçam seus colaboradores. É fundamental também evitar práticas que minam a credibilidade dos funcionários nos processos da empresa, tais como falta de um processo de avaliação de desempenho justo e transparente; promoções baseadas em favoritismo; líderes que não acompanham eficazmente suas equipes; falta de transparência na comunicação de decisões e de políticas; e não cumprir promessas feitas aos funcionários. Investir na abordagem desses pontos tornará a empresa mais competitiva para atrair e reter profissionais qualificados.

Ao mudar a perspectiva do profissional que deseja ser promovido, a pergunta central se torna: "O que devo fazer para ser promovido?". Essa abordagem demonstra uma postura proativa e responsável em relação aos objetivos de carreira, e ao concentrar-se nas ações necessárias, o profissional abandona a mentalidade de vitimização e assume o controle de sua trajetória profissional. Emerge aquela máxima que diz: “quem não é visto não é lembrado!” Pois é, neste caso, ela faz todo o sentido. A seguir, são apresentadas oito estratégias para alcançar esse objetivo:

1. Adote a cultura do “SIM”!

Identifique as oportunidades do dia a dia e as abrace! Recordo de alguns momentos da minha carreira que foram determinantes para a formação de alianças importantes e a abertura de portas estratégicas. Nunca disse “não” a um desafio profissional. Disse “sim” ao primeiro cliente que perguntou se eu ministrava cursos sobre liderança. Depois, procurei ajuda com outros profissionais, estudei mais sobre o tema, preparei-me e realizei o trabalho.

2. Demonstre valor constantemente

Uma das razões pelas quais alguns profissionais são promovidos enquanto outros ficam para trás é a percepção de valor que eles trazem para a empresa. Em vez de apenas cumprir suas tarefas, busque oportunidades para se destacar, seja por meio de projetos bem-sucedidos, ideias inovadoras ou contribuições significativas para a equipe.

3. Invista em desenvolvimento profissional

As empresas valorizam profissionais que estão comprometidos com o próprio crescimento e aprimoramento. Busque constantemente oportunidades de aprendizado, como cursos, treinamentos e workshops, que ajudarão a desenvolver novas habilidades e a expandir seu conhecimento em áreas relevantes para o seu campo de atuação.

4. Construa relacionamentos estratégicos

Não subestime o poder das conexões no ambiente de trabalho. Cultive relacionamentos sólidos com colegas, superiores e outros profissionais da sua área, pois essas conexões podem não apenas abrir portas para novas oportunidades, mas também fornecer suporte e orientação ao longo da sua jornada profissional. Exerça a influência em todos os níveis hierárquicos da organização.

5. Seja um solucionador de problemas

As empresas valorizam profissionais que não apenas identificam problemas, mas também apresentam soluções eficazes. Desenvolva sua capacidade de análise crítica e resolução de problemas, demonstrando proatividade e iniciativa para lidar com desafios de forma eficiente e criativa.

6. Comunique suas metas de carreira

Não espere que seus superiores adivinhem suas ambições profissionais. Esteja aberto e transparente sobre suas metas de carreira, discutindo-as regularmente em avaliações de desempenho e reuniões individuais. Isso mostrará seu comprometimento e disposição para assumir responsabilidades adicionais.

7. Saiba lidar com os feedbacks corretivos, pois eles são importantes para a evolução profissional

Ao receber uma avaliação, ouça também o que não está sendo dito e faça perguntas para compreender o ponto de vista exposto e saber como atuar para avançar na organização. Evite adotar uma postura defensiva e envolver outros colegas no seu momento de feedback. Frases como: “você me critica, mas não faz nada com o fulano de tal!” ou “acho que você está me marcando!” ou “não vejo isso que você está dizendo.” No lugar disso, diga: “você pode me dar exemplos para que eu entenda melhor o seu ponto de vista?” ou “o que preciso fazer para que a empresa me dê uma oportunidade no setor X?”.

8. Plante o que deseja colher, aja de acordo com o seu objetivo

Reflita sobre onde deseja chegar porque o próximo passo determinará o que precisará ser feito. Você não conseguirá sua promoção se suas atitudes não demostrarem isso. Saia da zona de conforto, mostre mais, participe ativamente dos projetos que o levarão ao próximo nível, seja engajado nos objetivos do time e da empresa e deixe isso evidente sendo exigente com suas entregas.

Embora a preferência por contratar talentos externos possa parecer desanimadora, os profissionais têm o poder de influenciar sua própria trajetória profissional e, ao adotar essas estratégias, construirão o caminho para o sucesso e a tão desejada promoção. É importante lembrar que o desenvolvimento profissional é uma jornada contínua, e cada passo dado rumo aos objetivos de carreira representa um investimento no próprio crescimento e sucesso.

Nesta coluna, trarei para você assuntos relacionados a carreira, liderança, coaching e tendências sobre os assuntos. Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando este post ou enviando mensagem para o meu Instagram: @delaniasantoscoach

Inscreva-se no canal do YouTube: @delaniasantoscoach

Será maravilhoso ter você comigo nesta jornada. Até a próxima!

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora.

 



Assuntos Relacionados