As taxas de juros praticadas nas operações de crédito não param de subir, muito em decorrência da taxa Selic elevada e inadimplência em trajetória crescente.
O cenário do mercado de crédito está cada vez mais desafiador. É notória a desaceleração do volume de crédito, bem como das condições para concessão de recursos cada vez mais restritas.
A ARTE DO CRÉDITO
Caro leitor, a concessão de crédito é uma “arte”. As instituições financeiras, para decidir pela liberação de recursos, tem sob a mesa uma série de elementos, como suas informações pessoais (idade, endereço, formação, entre outras) e financeiras.
QUAL A SUA NOTA?
No curso de nossas vidas, tirar boas notas na escola, além de passar de ano, nos colocava em patamar diferenciado. No mercado de crédito, sua nota também faz a diferença.
A nota de crédito tem como objetivo identificar o cliente e estimar a sua capacidade de pagamento. Com boa nota de crédito, sua probabilidade de ser inadimplente é reduzida, e por isso, é maior sua chance de obter limite de crédito elevado, além de taxas de juros mais atrativas.
O SEGREDO DO CRÉDITO (QUASE) REVELADO
Para a concessão de recursos, as instituições financeiras utilizam modelos de decisão de crédito, onde algumas chegam a utilizar estatística de alto nível e uso computacional sofisticado, e evidentemente, são mantidos sob absoluto sigilo.
Apesar do segredo do crédito das instituições financeiras, você pode conseguir ter uma informação bastante valiosa e entender como o mercado enxerga suas condições para obter empréstimos e financiamentos, através do chamado score de crédito.
As instituições financeiras, embora tenham seus próprios modelos de avaliação dos clientes, também utilizam, em grande medida, a informação do score de crédito.
O QUE É O SCORE DE CRÉDITO?
O score de crédito é a sua “nota” de bom pagador, que têm variação de 0 a 1.000. Quanto maior a pontuação, melhor avaliado você está sendo pelo mercado. A alta pontuação permite alcançar melhores condições nos contratos com as instituições financeiras, seja pelo maior montante de recursos, taxas de juros menores e prazos mais elásticos.
COMO CONSULTAR MEU SCORE DE CRÉDITO?
A consulta ao score de crédito pelas pessoas físicas é gratuita e existem várias instituições que calculam a sua nota, como Boa Vista, Serasa e SPC.
É válido ressaltar que cada instituição tem sua metodologia de cálculo de apuração do score de crédito.
É POSSÍVEL MELHORAR O SCORE DE CRÉDITO?
Para melhorar o score de crédito, você não pode deixar as contas atrasarem e também manter em dia os cartões, empréstimos e financiamentos.
Por outro lado, dívidas em aberto e pagamentos de contas depois do vencimento, além de muitas empresas realizando consultas ao CPF, em razão de solicitações de crédito com frequência, prejudicam o seu score de crédito.
Grande abraço e até a próxima semana.
Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.