Um projeto ambicioso e com foco no futuro. O Fortaleza Esporte Clube estreia no Brasileirão de Aspirantes Sub-23 nesta temporada com um projeto de metodologia integrada (base e profissional) e uma montagem detalhada do elenco para tornar o time competitivo no cenário nacional de formação.
Como a pandemia de Covid-19 suspendeu a maior parte do calendário ativo de competições, a cúpula tricolor trabalha com três frentes na competição:
- Preparar o plantel Sub-20: destaque para atacante Breno, de 18 anos e tratado como grande aposta
- Oferecer vitrine aos jovens integrantes do profissional: como o goleiro Kennedy, o zagueiro Diguinho e o volante Geílson, ambos já treinando com Rogério Ceni.
- Monitorar atletas contratados com potencial: exemplo do zagueiro João Paulo, que tem passagem pelo principal tricolor, do volante Matheus Lira, ex-Ceará com perfil de liderança, e do centroavante Brunão, que já foi artilheiro do Sub-20 em Ceará e Guarany de Sobral.
A responsabilidade assumida é de preencher o presente com qualidade e deixar uma base formada para 2021, quando o ranking da CBF deixará o Leão com vagas no Brasileirão (Sub-20 e Sub-17) e Copa do Brasil Sub-20. Um bônus pelo desempenho na elite nacional principal.
Ao todo, 15 atletas foram contratados. A lista contempla peças com passagem de destaque local e protagonistas em grandes clubes, como Vasco e Palmeiras. O investimento teve coordenação geral do diretor de futebol Daniel de Paula Pessoa, com participação ativa de Erisson Matias, chefe de captação com experiência no Flamengo e do diretor das categorias de base, Roberto Moreira.
"Para o trabalho de captação foi feito uma nomeação do presidente Marcelo Paz para eu também conduzir o processo de contratação. A pesquisa e o acerto tem atuação do Erisson, chefe de captação da base da categoria amador, que tem uma bagagem nessa seara e trabalha conosco. Como sempre atuou nesse setor, tinha base de dados, vídeos e levantamento com destaques da Copa São Paulo e de nível regional, fazendo um misto com o que tínhamos”, explicou Daniel.
O time será treinado por Marconne Montenegro, que chegou a assumir os profissionais na vitória contra o CSA por 2 a 0 pela Série A de 2019. Vale reforçar que a logística e aplicação tática seguem orientações pré-definidas no principal, ou seja, tem conceitos espelhados no principal para facilitar a transição quando necessitado por Rogério Ceni.
Veja lista de reforços
- GOL - Kennedy (estava no Profissional)
- GOL - João Pedro (Vasco)
- LAD - Victor Hemerson (Taboão da Serra-SP)
- LAD - Vitor (Palmeiras)
- ZAG - Diguinho (estava no profissional)
- ZAG - João Paulo (São José-RS)
- ZAG - Marcos (Guarany de Sobral)
- LAE - Samuel (Guarany de Sobral)
- VOL - Geilson (estava no profissional)
- VOL - Matheus Lira (União-CE)
- VOL - Lucas Alisson (Atlético-BA)
- VOL - Crippa (Taboão da Serra-SP)
- VOL - Pablo (Audax-SP)
- MEI - Santos (River-PI)
- MEI - Erisson (Floresta)
- MEI - William (Audax-SP)
- MEI - Rafael (Grêmio)
- ATA - Léo (Guarany de Sobral)
- ATA - Brunão (Juventus-SP)
- ATA - Wilson (Taboão da Serra-SP)
- ATA - Raul (Cuiabá-MT)
Em tempo: os atletas do Guarany de Sobral pertencem ao Sub-20 do Fortaleza e foram emprestados para disputa da reta final do Campeonato Cearense profissional em 2020.
Em tempo II: o clube trabalha os últimos trâmites para fazer o anúncio oficial dos novos reforços. A estreia ocorre domingo (18), às 15h, no estádio Onésio Brasileiro, em Goiânia.