Messi acumula recordes na Copa do Mundo; veja marcas

Aos 35 anos, o atacante liderou a seleção argentina ao título mundial

Lionel Andrés Messi Cuccittini: gênio. No rol de maiores de todos os tempos, o argentino multicampeão coroa a carreira com o maior título possível, o que faltava: a Copa do Mundo. Aos 35 anos, apogeu, a conexão com o país natal e o brilhantismo que o eternizam ainda mais no futebol ao liderar a Argentina contra a França na grande decisão de 2022.

A trajetória atual é coroada com a melhor versão de Messi em Copas, se firmando como ídolo de uma nação e do esporte global. Confira abaixo os recordes que o camisa 10 conquistou e quebrou durante o torneio do Catar.

"Quero jogar mais algumas partidas como campeão mundial. Tive a sorte de conquistar tudo na carreira, e era isso que faltava. Quero levar lá (na Argentina) para desfrutar com todos"
Lionel Messi
Atacante da Argentina

Recordes de Lionel Messi na Copa do Mundo

Mais jogos em Copas do Mundo: 26 partidas

O argentino se tornou o jogador com mais jogos disputados em uma Copa do Mundo: 26. Com a participação no Mundial de 2022, superou o alemão Lothar Matthäus (25), que esteve presente em cinco torneios: 1982, 1986,1990, 1994 e 1998.

Mais jovem a disputar cinco Copas do Mundo: 35 anos

Com 35 anos, Messi se tornou o mais jovem a disputar cinco Copas do Mundo. O recorde era do goleiro italiano Buffon, com 36. Além da dupla, mais cinco atletas disputaram o evento cinco vezes: o alemão Matthaus, o português Cristiano Ronaldo e os mexicanos Carbajal, Ochoa, Guardado e Rafa Márquez.

Jogador com assistências no maior número de Mundiais: 5 Copas

Messi é o único jogador da história que deu assistências em cinco Copas do Mundo. Os atletas que mais se aproximam desse número são Pelé (Brasil), Grzegorz (Polônia), Maradona (Argentina) e Beckham (Inglaterra), com passes em três Mundiais.

Artilheiro da Argentina em Copas do Mundo: 13 gols

O atacante é o maior artilheiro da história da Argentina em Copas, com 13 gols. Messi ultrapassou o ex-jogador Gabriel Batistuta, que tinha 10. Considerado o principal ídolo do futebol argentino, Maradona somou oito tentos em Mundiais. O 'Rei Pelé' fez 12.

Mais prêmios de Melhor da Copa do Mundo: 2 vezes

Na história, Messi é o único eleito o melhor jogador da Copa do Mundo em mais de uma edição. Os prêmios foram entregues em 2022, quando conquistou o título mundial, e em 2014, quando ficou com o vice-campeonato ao perder para a Alemanha na final.

Jogador com mais jogos como capitão na Copa do Mundo: 19 jogos

O argentino é o jogador que mais vezes foi capitão na história da Copa do Mundo. O atleta usou a braçadeira em 20 momentos, superando o ex-zagueiro mexicano Rafa Márquez, que tinha utilizado em 18 ocasiões.

Jogador com mais minutos em campo na Copa do Mundo: 2.234

A prorrogação na final da Copa do Mundo de 2022 contra a França concedeu mais uma recorde para Messi: o de jogador com mais minutos em campo na história do Mundial. Ao todo, foram 2.324, na frente do ex-zagueiro italiano Paolo Maldini (2.217).

Jogador mais vezes o melhor em campo em Copas do Mundo: 12 vezes

O atacante é o principal detentor do prêmio de 'Homem do Jogo', iniciado em 2002. Ao todo, conquistou em 12 ocasiões. Quando se trata de uma mesma competição, também é o recordista, em marca obtida no Mundial do Catar, com seis premiações. Antes, o recorde era do holandês Wesley Sneijder, que ganhou quatro vezes na Copa da África do Sul, de 2010.