Fortaleza: novo uniforme homenageia até Holanda e chega como aposta no mercado tradicional

Clube lançou oficialmente a camisa Jangada & Poesia para a temporada de 2020

O Fortaleza Esporte Clube lançou oficialmente a camisa Jangada & Poesia para 2020. Um projeto robusto, repleto de significados e ousado para a marca própria Leão 1918. Nas redes sociais, muitos se posicionaram a favor ou não do material. E antes de criticar a diretoria, entenda: o Leão quer exatamente a avaliação do mercado, mas de forma construtiva.

Desde o processo interno de confecção do material, o clube trabalha com um mesmo gerente de produção, Bruno Bayma, que atua há 9 anos na instituição. O profissional é o responsável pelo design de todo o enxoval da equipe, desde uniformes de viagem até os de jogo.

Fazer um material completamente diferente dos mais recentes é estratégia. “Desde o início da marca própria, essa camisa é a mais diferente. Colocamos no mercado um uniforme com inspirações européias e fizemos isso para avaliar o mercado e o torcedor. Saber o que eles preferem, estilos mais populares, apontamentos e sugestões, uso e escolhas das cores”, explicou.

Assim, Jangada & Poesia quebra paradigmas estéticos para acertar a longo prazo. A começar pela definição de competição, sendo usada exclusivamente na Copa do Nordeste - da mesma forma que clubes europeus lançam materiais apenas para a Liga dos Campeões.

Posteriormente, o objetivo é homenagear. Primeiro o tradicional esquadrão tricolor conhecido por Jangada Atômica, que foi multicampeão sob o comando de Fernando Teixeira e completa 20 anos. Depois a Capital, famosa pelo vasto litoral. Na sequência há ainda a Holanda, que contribuiu com a formação do Estado do Ceará e o Dragão do Mar, jangadeiro que alcançou o 180º aniversário.

Por fim, o ato é de posicionamento. Na divulgação, jangadeiros vestiram o manto em alusão a simplicidade do povo cearense e ao torcedor leonino compor uma parcela humildade da sociedade. Em trecho interno da camisa, o Fortaleza traz uma poesia de Bráulio Bessa, artista cearense e torcedor assumido do clube, como forma de resistência e empoderamento da cultura nordestina.

Tudo isso dentro de uma instituição que tem 101 anos de fundação e resgata o passado. Os preços, mesmo não similares ao da camisa POP, são minimamente mais acessíveis que os demais materiais oficiais do clube.

Então calma, o Fortaleza não abandonou as raízes ou as cores elementares. A Jangada & Poesia é a primeira de uma série de novos uniformes que serão lançados em 2020.

No último ano, o clube vendeu 110 mil unidades, com arrecadação próxima de R$ 10 milhões. A proposta é acrescer o índice e a fabricação, fornecendo mais opções ao torcedor tricolor. A camisa de número 1 da temporada será lançado ao término do Campeonato Cearense e será utilizada durante a estreia da Série A do Campeonato Brasileiro, ou seja, entre abril ou maio.

Veja poesia presente na camisa

Quando Deus fabricou meu coração

Trabalhou sem demonstrar cansaço

Pintou ele de tricolor de aço

Fez reboco de glória e tradição

Desenhou na parede um leão

Com a fibra que representa um norte

Combativo, aguerrido e sempre forte

És vibrante, és gigante o seu poder

Em meu peito essa força há de bater

Até mesmo depois da minha morte.