O elenco do Fortaleza iniciou os trabalhos para a temporada de 2022 nesta segunda-feira (10) com reapresentação do grupo no Centro de Excelência. Após uma campanha histórica sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, a gestão trabalhou para atender os pedidos da comissão e considera o plantel atual mais robusto e com características desejadas pelo técnico.
No planejamento interno, o clube ainda busca reforços, com foco no sistema ofensivo. Até o momento, o Leão realizou cinco contratações e quatro renovações. Todos os casos foram definidos com Vojvoda, tanto o nome do jogador mapeado quanto a função que será desempenhada.
Movimentações do Fortaleza no mercado para 2022
- GOL: Fernando Miguel (Atlético-GO): contrato até o fim de 2022.
- LAD: Landázuri (Independiente Del Valle-EQU): contrato até o fim de 2023.
- LAE: Juninho Capixaba (Grêmio): emprestado até o fim de 2022.
- ZAG: Wagner Leonardo (Santos): emprestado até março de 2023.
- ZAG: Brayan Ceballos (Deportes Quindio-COL): contrato até o fim de 2024.
- ZAG: Marcelo Benevenuto: renovou contrato até o fim de 2026.
- VOL: Matheus Jussa: renovou contrato até o fim de 2024.
- VOL: Éderson (Corinthians): renovou empréstimo até o fim de 2022.
- MEI: Matheus Vargas: renovou contrato até o fim de 2023.
Assim, o saldo do mercado é avaliado como positivo e buscou solucionar carências encontradas em 2021. No âmbito defensivo, trouxe reposição para todo o setor, que teve dificuldades para substituir Titi, Tinga e Benevenuto. Na ala esquerda, buscou a peça ofensiva para o esquema 3-5-2.
No meio-campo, a equipe conseguiu a manutenção de atletas que foram importantes ao longo do ano e tinha permanência tida como difícil, como é o caso do volante Éderson, do Corinthians. O objetivo era renovar a idade do plantel, atender o esquema tático e dar força física ao grupo.
Vale ressaltar que o plantel ainda será acrescido de destaques das categorias de base. Com 100% de aproveitamento na Copa São Paulo, o elenco Sub-20 está sendo avaliado internamente, mas já há jogadores confirmados no profissional, como o zagueiro Habraão e o ala Vitor Ricardo.
Perfil de atacante
Uma das prioridades do Fortaleza no mercado é a contratação de um atacante. O departamento de futebol traçou um novo perfil para ampliar o leque de alternativas e não busca propriamente o camisa 9, mas um atleta com característica de finalização que possa cumprir a função no 3-5-2.
A diretriz leva em consideração o desempenho de 2021, quando os principais nomes do setor foram David e Robson, jogadores de movimentação e explosão, atributos que agradam ao técnico Vojvoda e podem ser encontrados em opções que também não são de centroavantes de origem.
Elenco do Fortaleza para 2022 (sem a base):
- Goleiros: Marcelo Boeck, Felipe Alves, Fernando Miguel, Kennedy e Max Walef.
- Defensores: Titi, Benevenuto, Tinga, Quintero, Ceballos, Wagner Leonardo e Landázuri.
- Alas: Yago Pikachu, Lucas Crispim e Juninho Capixaba.
- Volantes: Felipe, Ronald, Matheus Jussa e Éderson.
- Meias: Matheus Vargas e Luiz Henrique.
- Atacantes: Romarinho, Ángelo Henríquez, David, Wellington Paulista, Robson, Depietri, Edinho e Igor Torres.