Vinícius Goes Barbosa de Souza, o Vina, é o grande nome do Ceará nas últimas temporadas. Em campo, um maestro, com visão de jogo e poder de definição. Assim, se consolidou como referência entre os torcedores e também na própria Série A: desde 2020, é o meia com mais participações em gols.
Assim, na posição, o atleta de 31 anos está no rol dos melhores do futebol brasileiro. O levantamento é do SofaScore, portal especializado em estatísticas esportivas. Em 78 jogos pelo Brasileirão, somou 22 gols e 13 assistências. Contra o Corinthians, no última sábado (16), mais um gol e uma assistência.
Números de Vina no Brasileirão desde 2020
- Jogos: 78
- Gols: 22
- Assistência: 13
- Minutos para participar de um gol: 172
- Total de passes decisivos: 183
- Total de chutes: 153
A referência técnica e a liderança no grupo o credencia também entre os maiores jogadores recentes do Alvinegro de Porangabuçu. O quesito de idolatria é particular, mas Vina caminha rumo ao apogeu.
A chegada ao Vovô ocorreu em 2020, quando terminou o ano no time ideal do Brasileirão e foi pré-convocado para a Seleção Brasileira. E o processo de amadurecimento foi regular e constante.
Marcas de Vina com o Ceará
- Maior artilheiro do Ceará na Copa do Brasil.
- Maior artilheiro do Ceará na Série A da “era dos pontos corridos".
- Maior artilheiro do Ceará em uma única edição da Série A.
- Primeiro atleta do Ceará a marcar um gol no exterior em competição.
- Primeiro atleta do Ceará convocado para a Seleção do Brasileirão na "era dos pontos corridos".
Os números explicam o que a torcida sente: a grandeza de Vina. Consolidado e com um contrato longo, busca mais e pode ampliar a identificação. Tudo faz parte da construção de um "jogador eterno", de "ficar na história". O sonho que Vina nunca escondeu com a camisa do Ceará.