IPVA 2021: saiba como imprimir o boleto de pagamento

Documentos deixaram de ser enviados pelos Correios desde 2016

Escrito por Redação ,
Legenda: Foto: José Leomar
Foto: Foto: José Leomar

Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não são enviados pelos Correios aos contribuintes desde 2016, mas a emissão da guia de pagamento ainda é um procedimento que gera muitas dúvidas. 

O documento pode ser acessado por três plataformas: os aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Veja também

Nos apps, que estão disponíveis gratuitamente para os sistemas Android e IOS, é possível consultar os valores do IPVA 2021 e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamento. Neles ainda é possível parcelar débitos vencidos, emitir certidão de IPVA e pedir e consultar restituição.

O contribuinte deve acessar o menu IPVA. Em seguida, ele poderá fazer consultas sobre a situação do veículo e emitir o DAE. Para gerar o boleto de pagamento, basta selecionar a opção “Pagar IPVA”. O DAE será gerado mediante o fornecimento do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa.

Já no site da instituição, o contribuinte também deve acessar o menu IPVA e, em seguida, expandir a aba "Imposto". Nela, haverá a opção de emitir o boleto para pagamento à vista ou parcelado. O acesso também exige o chassi do veículo, ou do Renavam e da placa.

A Sefaz-CE lembra que não envia boletos pelos Correios ou por e-mail.

Confira o passo a passo:

1. Aplicativo Meu IPVA

- Selecione a opção 'Pagar IPVA' no menu

print

- Forneça os dados do veículo

print

- Imprima o boleto

2. Site da Sefaz

- Acesse o portal da secretaria

- Selecione a opção 'Dados do IPVA' no menu

print

- Expanda a aba 'Imposto'

print

- Selecione a modalidade de pagamento, à vísta ou parcelado

- Forneça os dados do veículo

print

- Imprima o boleto

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados