IPVA 2021: saiba como imprimir o boleto de pagamento
Documentos deixaram de ser enviados pelos Correios desde 2016
Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não são enviados pelos Correios aos contribuintes desde 2016, mas a emissão da guia de pagamento ainda é um procedimento que gera muitas dúvidas.
O documento pode ser acessado por três plataformas: os aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).
Veja também
Nos apps, que estão disponíveis gratuitamente para os sistemas Android e IOS, é possível consultar os valores do IPVA 2021 e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamento. Neles ainda é possível parcelar débitos vencidos, emitir certidão de IPVA e pedir e consultar restituição.
O contribuinte deve acessar o menu IPVA. Em seguida, ele poderá fazer consultas sobre a situação do veículo e emitir o DAE. Para gerar o boleto de pagamento, basta selecionar a opção “Pagar IPVA”. O DAE será gerado mediante o fornecimento do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa.
Já no site da instituição, o contribuinte também deve acessar o menu IPVA e, em seguida, expandir a aba "Imposto". Nela, haverá a opção de emitir o boleto para pagamento à vista ou parcelado. O acesso também exige o chassi do veículo, ou do Renavam e da placa.
A Sefaz-CE lembra que não envia boletos pelos Correios ou por e-mail.
Confira o passo a passo:
1. Aplicativo Meu IPVA
- Selecione a opção 'Pagar IPVA' no menu
- Forneça os dados do veículo
- Imprima o boleto
2. Site da Sefaz
- Acesse o portal da secretaria
- Selecione a opção 'Dados do IPVA' no menu
- Expanda a aba 'Imposto'
- Selecione a modalidade de pagamento, à vísta ou parcelado
- Forneça os dados do veículo
- Imprima o boleto