Índice de Confiança dos Industriais segue em alta, aponta ICEI

Valores são superiores aos identificados em agosto, tanto no Ceará quanto no Brasil, mostrando uma elevação no clima positivo

Escrito por Redação ,
Legenda: No Ceará, as empresas de todos os portes indicaram otimismo, sendo as de grande porte as que apresentaram maior índice de confiança e crescimento, marcando 65,6 e crescendo 9,3 pontos, comparado ao mês anterior
Foto: Elizângela Santos

No mês de setembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), apresentou sinais otimistas pelo segundo mês consecutivo, chegando ao marco de 63,2 pontos em setembro, com 1,6 pontos acima da média brasileira. Esta, por sua vez, também demonstrou otimismo, com 61,6 pontos em setembro. Esses valores são superiores aos identificados em agosto, crescendo 6,7 e 4,6 pontos no Ceará e no Brasil, respectivamente, mostrando uma elevação no clima positivo.

A expectativa positiva e crescente é reflexo da reabertura gradual, que mostrou bons resultados, com redução dos casos de transmissão e óbitos ao passo que apresentou os primeiros sinais de recuperação da economia. Um bom indicador que mostra esse melhor cenário é que, em agosto, a taxa de transmissão da Covid-19 foi de apenas 0,63¹ no Ceará, que chegou a ter uma taxa de 2,0 em meados do mês de março.

O ICEI é estimado através da agregação de dois subíndices: o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. Os dois também se elevaram, mesmo que em patamares distintos.

“Enquanto o de Expectativas atingiu quase 70 pontos, o de Condições Atuais, com base nos últimos seis meses, fechou em 54 pontos. Esse quadro ilustra que apesar das expectativas futuras estarem consideravelmente otimistas, o cenário atual ainda merece atenção e cuidado para funcionamento e surgimento de outros vetores de crescimento neste momento de abertura econômica”, explica o economista do Observatório da Indústria, David Guimarães.

A pesquisa também apresenta os resultados do ICEI por porte. No Ceará, as empresas de todos os portes indicaram otimismo, sendo as de grande porte as que apresentaram maior índice de confiança e crescimento, marcando 65,6 e crescendo 9,3 pontos, comparado ao mês anterior. Confira o estudo na íntegra.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados