Governo investirá R$ 15,5 bi em energia nuclear e criará agência, diz ministro

Segundo o ministro, o setor nuclear contribui decisivamente para a descarbonização da matriz energética, fornecendo energia de base, com alto grau de confiabilidade e operação contínua

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: "Estamos ultimando medidas para criar autoridade regulatória nuclear e dia a dia estamos avançando nos ajustes necessários para atualização do marco legal da atividade nuclear", afirmou o ministro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A retomada da energia nuclear no Brasil vai envolver investimentos de R$ 15,5 bilhões nos próximos anos com a expectativa de ampliação de exportação de urânio/yellow cake para 1,5 toneladas/ano e a conclusão da usina nuclear de Angra 3 informou nesta quarta-feira, 28, em evento do setor o ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque.

No evento, promovido pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, Albuquerque confirmou que o governo pretende criar uma agência regulatória para a energia nuclear, fonte que deve atingir uma potência instalada no País de 10 gigawatts (GW) nos próximos 30 anos.

"Estamos ultimando medidas para criar autoridade regulatória nuclear e dia a dia estamos avançando nos ajustes necessários para atualização do marco legal da atividade nuclear", afirmou o ministro em nota sobre o evento, que era fechado para convidados.

Ele destacou que a cisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) será um grande avanço para o atendimento à Convenção sobre Segurança Nuclear (CSN), e, ainda, a agilização para ratificar o Protocolo de Emenda de 1997, da Convenção de Viena, sobre danos nucleares.

Albuquerque apresentou projeções para geração de empregos na área, com destaque para o plano de aceleração, construção e operação de Angra 3, que deve gerar 9.300 empregos; além da retomada da exploração de urânio em Caetité (BA), gerando 1.800 empregos; e em Santa Quitéria (CE), que somados implantação e operação, podem abrir 4.500 novas vagas.

Veja também

O ministro observou ainda, que os desafios para a retomada passam pelo aprimoramento da legislação, com vistas a atrair investimentos privados, inclusive na mineração de urânio.

As mudanças são necessárias para permitir parcerias tanto na conclusão das obras de Angra 3, até 2026, assim como para estender a vida útil para operação de Angra 1 por mais 20 anos e a retomada da mineração de urânio. "Cumprida essa etapa, poderemos produzir até 2.400 toneladas/ano do mineral, já a partir de 2030", ressaltou.

Segundo o ministro, o setor nuclear contribui decisivamente para a descarbonização da matriz energética, fornecendo energia de base, com alto grau de confiabilidade e operação contínua, elemento necessário para garantir o crescimento da energia renovável no País.

Ele também destacou outras ações que serão relevantes no contexto da retomada, como a implantação do repositório nacional para rejeitos de baixa e média intensidades, a construção do reator RMB, a conclusão do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgene), da Marinha, e o estabelecimento de uma cadeia produtiva para o setor, um cluster nuclear, integrando empresas, laboratórios e indústria.

De acordo com Albuquerque, o governo avalia aderir à Convenção sobre Compensação por Dano Nuclear no ano que vem, mas que, na prática, "as determinações da convenção já vêm sendo implementadas pelo governo brasileiro", concluiu.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados