Estado trabalha para que Grendene produza marca Azaleia no Ceará

Marca da Vulcabras foi licenciada para a Grendene e pode vir a ser produzida em uma das três fábricas localizadas no estado

Fábrica da Grendene
Legenda: Fábrica da Grendene em Sobral poderá vir a produzir calçados da marca Azaleia
Foto: Divulgação

Após ter fechado acordo com a Alpargatas para a compra da unidade de negócio relativa à operação da marca Mizuno no Brasil, a Vulcabras Azaleia dá mais um passo para focar a empresa no segmento de artigos esportivos: licenciou a marca Azaleia para a Grendene.

"Estamos trabalhando para venham a ser produzidos no Ceará", afirma Francisco Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado. Os produtos da Mizuno serão produzidos na fábrica de Horizonte, na Grande Fortaleza. 

Acordo
Com a negociação, a Grendene estará apta a produzir e comercializar os itens da marca, incluindo, na licença, o design de produtos pelo prazo inicial de três anos. A Grendene conta com cinco unidades industriais: três no Ceará - Fortaleza, Sobral e Crato - e outras duas na Bahia e no Rio Grande do Sul, além de 11 fábricas.  

“Licenciamos a Azaleia para nos dedicarmos totalmente ao desenvolvimento do mercado de esportivos, uma vez que o mercado feminino não estava mais em sinergia com nossa estratégia. A partir de agora, vamos colocar todos os nossos esforços nas nossas três marcas do setor buscando ainda mais performance e eficiência.”, comenta Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras Azaleia, em nota enviada à imprensa.

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Com a transação, a Grendene passa a ter exclusividade na produção e comercialização dos produtos da marca Azaleia no Brasil e em qualquer outro país do mundo, exceto Chile, Colômbia e Peru. A parceria é válida por três anos, podendo ser renovada por um período adicional de mais três anos. 

"Além de produzir e comercializar os produtos da marca, também seremos responsáveis pela criação de designs dos produtos. A parceria com a Vulcabras Azaleia, que tem uma história de sucesso semelhante à da Grendene, nos consolida como um dos principais players na indústria calçadista" ressalta Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene, em nota.

Criada em 1958, a Azaleia está presente em mais de 20 países, oferecendo uma linha de produtos voltados para o público feminino. No Brasil, a coleção pode ser conferida na loja online ou em mais de 12 mil pontos de venda físicos.

"Ao incluirmos em nosso portfólio comercial uma das marcas mais lembradas pelo público feminino, também estamos próximos das nossas consumidoras", avalia Albuquerque. 

Vulcabras
Na segunda-feira (21), a Vulcabras anunciou a compra da operação da Mizuno no Brasil, antes operada pela Alpargatas S.A, com faturamento aproximado de R$ 444 milhões em 2019. Diferente do contrato com a Alpargatas, a transação com a Grendene não implica qualquer operação de compra e venda de ativos entre as partes.

A Vulcabras Azaleia, que  já era detentora da Olympikus, maior marca esportiva brasileira, e gestora, desde 2018, da Under Armour, com a compra da japonesa Mizuno e com o licenciamento da Azaleia, concentra esforços e atenção no cenário esportivo e inicia nova era da sua longa trajetória.

"Há tempos a Vulcabras vem investindo no esporte e com as aquisições da Under Armour e agora da Mizuno fica com  um portiólio  de marcas bastante completo, que terá dedicação total as suas modernas fábricas e do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, o maior da América Latina. Dessa maneira, formalizamos o segmento esportivo como nosso negócio único”, completa Pedro Bartelle.

Grendene 
Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. 

Com cinco unidades industriais e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 60 mil fora do país.

A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, três "Galeria Melissa" (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, a Grendene registrou lucro líquido de R$ 495 milhões. 

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