Aplicativo da Receita Federal permite declaração do Imposto de Renda 2025; veja detalhes
Além do app, declaração pode ser enviada por site

A declaração do Imposto de Renda 2025 pode ser feita por meio de três opções este ano e pode ser enviada até o dia 31 de maio. Dessa vez, o contribuinte pode optar pelo programa para computadores, pelo aplicativo para celular e pelo portal e-CAC na plataforma Gov.br.
Como baixar o aplicativo para declarar Imposto de Renda 2025
O aplicativo para celulares, inclusive, está reformulado e já disponível para contribuintes. Portanto, o antigo, conhecido como "Meu IRPF" não será mais válido, sendo necessário realizar o download do app da Receita Federal.
Veja também
Essa opção é indicada para os que desejam maior praticidade no preenchimento da declaração, já que ele apresenta a facilidade de estar disponível nos celulares, tanto os com sistemas Android ou iOS.
Para não correr riscos, é necessário cuidado ao baixar o aplicativo. Uma das formas de garantir a autenticidade é verificar o endereço do site, checando se o domínio é realmente o do Gov.br.
Programa gerador da declaração
O programa destinado para gerar a declaração também pode ser baixado no site da Receita Federal e é indicado, geralmente, para quem possui dados mais complexos ou muitas informações a serem declaradas.
Ele é chamado IRPF 2025, tem versões para Windows, macOS, Linux e multiplataforma.
Declaração no e-CAC
A terceira opção para declarar não requer que o contribuinte faça nenhum tipo de download. Nesse caso, ele deve realizar a declaração diretamente no portal e-CAC, acessando por meio de login e senha na plataforma Gov.br.
Em todos os casos, especialistas apontam que é preciso ter cuidado com as informações preenchidas, evitando qualquer problema no momento de gerar a declaração.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.