Anatel propõe identificar chamadas de call center com nome da empresa e assunto

Medida, realizada em parceria com operadoras de telefonia, busca combater o telemarketing abusivo

Escrito por Redação ,
Agência Nacional de Telecomunicações
Legenda: Medida deve ser realizada em conjunto com as operadoras de telefonia
Foto: Shutterstock

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer implementar novo protocolo para identificar e autentificar chamadas de empresas de call center. A ação busca incluir o nome da empresa e o assunto nas ligações. A proposta foi divulgada nesta quinta-feira (27). 

Além disso, medida deve ser realizada em conjunto com as operadoras de telefonia, estabelecendo protocolos e requisitos de autenticação das chamadas. 

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O superintendente de Controle de Obrigações, Gustavo Santana Borges, afirmou que a expectativa é iniciar a implementação da medida neste ano, para ganhar mais adesão de grandes calls centers em 2024. No entanto, adesão será opcional. 

Com isso, a Anatel busca combater o telemarketing abusivo. "Imaginamos que call center vai ganhar eficiência com chamadas mais efetivas", afirmou Gustavo.

"Imaginamos universalização (da medida) ao longo do tempo, mas mesmo com foco nos grandes calls centers, mais de 50%, 60% das chamadas (de telemarketing) estarão identificadas".
Gustavo Santana Borges
Superintendente de Controle de Obrigações

Identificações nas chamadas

Com os sistemas de identificação das chamadas implementados, as operadoras poderão oferecer o serviço aos clientes. 

No caso das empresas de call center que aderirem o projeto, os clientes receberão as seguintes identificações nas chamadas:

  • nome da empresa;
  • número;
  • logomarca da empresa;
  • assunto da chamada.

Além disso, contará com um selo para confirmar que é um número autenticado.

 

 

 

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