Uma semana para a natureza

Com foco na utilização racional dos recursos ambientais, começa, na próxima segunda-feira, em Fortaleza, o O2

Com a missão de promover uma ampla discussão sobre o uso racional dos elementos do planeta (terra, água, fauna, flora e ar) e sobre questões do desenvolvimento sustentável, acontece de 9 a 15 de novembro, no Centro de Convenções de Fortaleza, o Encontro Intercontinental sobre a Natureza (O2), iniciativa do Instituto de Hidroambiental de Águas do Brasil (Ihab).

De acordo com o coordenador do encontro, Clodionor Carvalho de Araújo o evento é fruto da união de pensamentos e desejos dos participantes do Movimento Amigo das Águas "em contribuir para um mundo adequado para receber os filhos da terra, onde eles possam nascer, crescer e viver em ambiente saudável, sem o temor da destruição planetária causada pelo uso abusivo dos recursos naturais".

Durante os sete dias de evento, especialistas irão apresentar estudos sobre o cenário atual, os riscos e os caminhos da responsabilidade ambiental. Serão discutidos estudos e projetos que podem ser implementados para o manejo geoecológico da natureza. O evento também tem a proposta de mobilizar e conscientizar a população para a importância de proteger o meio ambiente. "Cada cidadão, governante, empresa, nação ou organização internacional deve ter a consciência de que cuidar bem da natureza é ter responsabilidade social e ambiental com as gerações atuais e futuras", conclui Clodionor.

Com uma visão sistêmica das ações socioambientais, a programação reúne a Feira de Tecnologia e Produção Limpa (Proeco), Rodada de Negócios Sustentáveis, cursos, homenagens, conferências, mesas redondas, apresentação de casos, oficinas de Educação Ambiental, Tribuna Livre da Natureza, Fórum de Líderes, Eco Arte Cultura, livraria ecológica, ecoturismo e esporte.

A primeira edição do O2 ocorreu em novembro de 2003, em Fortaleza, sede brasileira permanente do evento. Em setembro de 2006, foi realizado na Cidade em Portugal. É crescente o número de empresas e instituições que experimentam os benefícios das práticas aliadas à sustentabilidade para atingir metas e realizar atividades com menos desperdício e melhor desempenho. Elas investem em produção limpa, na reutilização e reciclagem de matérias-primas, visando à redução de custos e primando pelo respeito ao meio ambiente.

Iniciativas responsáveis são destaques na Feira de Tecnologia e Produção Limpa (Proeco), que será realizada 9 a 13 de novembro, das 14 às 20 horas, no Centro de Convenções.

A Proeco vai expor e divulgar novas tecnologias ecologicamente responsáveis, a produção de bens de consumo e uma série de exemplos de negócios que se tornaram sucesso seguindo o preceito do respeito à Natureza. Vai orientar como as empresas podem associar sua imagem a um projeto de responsabilidade sócio ambiental, reduzindo custos, ampliando resultados financeiros e disseminando uma imagem positiva.

Numa área de mais de cinco mil metros quadrados, a Proeco contará com 41 estandes com exemplos de produção mais limpa, 48 espaços mostrando redução de gastos e 16 estandes para mostrar ações de reutilização. Também serão apresentados casos de reciclagem.

Outro destaque da programação é a Rodada de Negócios Sustentáveis, que ocorre de 10 a 12 de novembro, entre 14 e 20 horas. O evento é direcionado a empresários e executivos da indústria em geral e construção civil, comércio e serviços, consultores, profissionais liberais, representantes do setor público e do terceiro setor, lideranças políticas, ambientalistas, professores, estudantes e a sociedade civil como um todo.

O O2, que foi concebido para contribuir com a integração dos elementos da natureza, com visão sistêmica no tempo e no espaço do ciclo da vida, incorporou em seu formato, a partir de 2005, o seguimento Eco Arte Cultura, enriquecendo a participação dos Amigos das Águas e Protetores da Natureza, que podem expor seus trabalhos artesanais. Durante a semana de realização do O2, os participantes têm a oportunidade de conhecer os mais variados ecossistemas do Estado do Ceará, em passeios contemplativos a locais de grande beleza natural para a prática do lazer nos ambientes terra, água e floresta. O Ceará oferece, além de vasto e rico litoral, belíssima paisagem serrana, com clima ameno e sertões representativos do semiárido e do bioma caatinga com fauna e flora diversificadas, ambientes adequados à prática do ecoturismo ou para quem simplesmente quer ter um contato mais próximo à natureza.

Programação geral

Cursos - acontecem entre os dias 10 e 13 de novembro - no horário de 8 às 13h

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Captação e Mercado de Carbono; Turismo Sustentável; Licenciamento e Gestão Ambiental Passa a Passo; Ecoalfabetização: o Caminho para a Sustentabilidade; Biotecnologia; Energias Renováveis: Fontes, Captação, Uso e Mercado; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos

Conferência - 10 de novembro - 15h30 às 17h30 - Amazônia e sua Contribuição Climática para o Planeta

Mesas-Redondas - 11 e 12 de novembro - 15h30 às 17h30

Água: Proteção, Consumo e Saúde; Produção Mais Limpa: Negócios Sustentáveis

Apresentação de casos (orais e plenárias) - 10 a 12 de novembro - 14 às 15h, 18 às 19h, 19 às 20h

Apresentação de casos (painéis) - 10 a 12 de novembro - 14 às 20h

Oficina de Educação Ambiental - 10 a 12 de novembro - 14 às 20h

Tribuna Livre da Natureza - 10 a 12 de novembro - 14 às 20h

Fórum de Líderes - 13 de novembro - 15h - Água: Saúde e Responsabilidade Social e Ambiental em Áreas Urbanas

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) - (85) 3262.1559 / 3262.1175 /
www.ihab.org.br

MARISTELA CRISPIM
REPÓRTER