O celular, hoje, já assume muitas funções que acabam deixando sua finalidade primordial, de realizar ligações, em segundo plano. Agora, os smartphones tem mais um papel: o de substituir o cartão magnético para sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
> Redução de custos em empresas chega a 70%
> Home office: produtividade cresce até 50%
Essa solução foi lançada pela Saque e Pague na 25ª edição da Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. O evento ocorreu em junho, no Transamérica Expo, na capital paulista. Na ocasião, cerca de 20 mil visitantes e mais de 2 mil congressistas puderam conferir as principais novidades tecnológicas do mercado financeiro, apresentadas por 136 expositores.
A proposta apresentada pela Saque e Pague funciona da seguinte forma: o usuário baixa um aplicativo para o seu smartphone, disponível para iOS e Android e o utiliza para capturar uma imagem de um criptograma colorido de alta definição que é exibido na tela do terminal de autoatendimento.
Após isso, um Número de Identificação Pessoal (PIN) de seis dígitos é gerado para o celular e deverá ser digitado no caixa para a realização do saque. A proposta é oferecer comodidade e segurança ao cliente, já que toda a comunicação entre o terminal de autoatentimendo e o smartphone é criptografada e se elimina a possibilidade da clonagem de cartão.
CataMoeda
Já o CataMoeda apresentado pela Prosegur durante o 25º Ciab Febraban, promete ser a solução para o problema diário dos varejistas de fornecer troco aos seus clientes. O usuário deposita suas moedas na máquina e pode trocá-las por cédulas, vale-compras ou créditos de celular. A máquina também tem a opção de receber doações para instituições beneficentes.
Após depositar as moedas, o usuário recebe um cupom para adquirir o valor ou serviço correspondente ao seu depósito no estabelecimento. A máquina permite aos varejistas acompanharem em tempo real os valores depositados e pode ser integrada ao sistema de gerenciamento da loja.
A Prosegur e a Saque e Pague também mostraram o cofre com depósito inteligente, fruto da parceria realizada entre as duas empresas. A máquina, voltada para o varejo e para empresas que tem de lidar diariamente com dinheiro, recebe cédulas e os valores são creditados em tempo real na conta do correntista.
A solução conta com uma tecnologia de automação de depósito, que modo que o cofre é capaz de identificar cédulas verdadeiras e rejeitar as falsificadas que são depositadas.