Sete das dez atividades do varejo tiveram queda nas vendas em abril, mostra IBGE

É o terceiro mês consecutivo em que o volume de vendas do varejo apresenta resultado negativo

As vendas no varejo brasileiro caíram 0,4% em abril ante março e registraram queda de 3,5% em relação ao ano antetior, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16). É o terceiro mês consecutivo em que o volume de vendas do varejo apresenta resultado negativo. Na comparação interanual, o volume teve uma redução de 3,5%.

O resultado da receita nominal reverte o quadro negativo do mês anterior, apresentando um aumento de 0,3%. Na comparação entre abril de 2015 e o mesmo período do ano anterior, a receita nominal aumentou em 2,5%. 

O varejo ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças, e de material de construção, continuou a registrar variação negativa no volume de vendas em relação ao mês anterior, sofrendo uma queda de 0,3%. A receita nominal teve um aumento de 0,3%, voltando a apresentar variação positiva depois de dois meses negativa. Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, foram registradas variações de -8,5% para o volume de vendas e de -2,7% na receita nominal de vendas. 

Sete das dez atividades pesquisadas apresentaram variação negativa

Em abril, sete das dez atividades investigadas tiveram resultados negativos para o volume de vendas em relação a março deste ano: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-12,2%); artigos de uso pessoal e doméstico (-5,1%); tecidos, vestuário e calçados (-3,8%); móveis e eletrodomésticos (-3,1%); material de construção(-1,2%); livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). 

As atividades com resultados positivos foram: veículos e motos, partes e peças (4,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,3%).

Resultados do varejo foram negativos em 22 das 27 unidades da federação

Das 27 unidades da federação, 22 apresentaram variações negativas no volume de vendas do varejo, em relação a abril de 2014 (série sem ajuste), com destaque para Goiás (-11,2%); Paraíba (-11,0%); Mato Grosso (-10,5%) e Amapá (-9,2%). Já o volume de vendas do varejo ampliado foi negativo em 26 estados, na comparação com abril do ano passado, destacando-se: Espírito Santo (-22,3%); Goiás (-15,8%); Mato Grosso (-15,7%); e Paraíba (-15,4%).