A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2018, maior celebração mundial voltada para esta temática, tem como mensagem principal “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora”. O calendário oficial da Semana será de 5 a 9 de novembro, mas durante todo este mês o empreendedorismo será motivo de comemorações e atividades em todo o país. Três temas distintos foram definidos para nortear a semana: Mulheres, Inclusão Social e Inovação. O intuito é conectar, capacitar e inspirar o público, para que transforme ideias em iniciativas de sucesso. “Os jovens estão fazendo grandes mudanças nas formas de empreender, criando modelos flexíveis, digitais, ágeis. O mundo dos negócios tem muito a aprender com eles, em especial com o engajamento em ações sociais, sustentáveis e justas. Jovens naturalmente compartilham informações e queremos potencializar esta troca, sempre rica e produtiva”, explica, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Nesta edição – a 11ª do evento – o Sebrae assume a liderança da Semana e será o anfitrião, atuando em colaboração com os demais membros do Conselho: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Artemisia, Anprotec, Conaje, Brasil Junior, Junior Achievement e Endeavor. Juntas, as instituições parceiras trabalham para ampliar o impacto do movimento. A SGE está presente em mais de 167 países e mobiliza anualmente milhares de organizações e milhões de pessoas. Nos últimos três anos, apenas no Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas participaram de cerca de 10 mil atividades - o que faz da SGE brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. As pessoas ou organizações interessadas em participar das ações de mobilização podem conhecer mais sobre a Semana Global e obter materiais de apoio no site do movimento: www.empreendedorismo.org.br
SGE
A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007, na Inglaterra, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Como parte das mobilizações, são realizadas diversas atividades, de palestras a competições, com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma forma. Esse é um grande movimento que acredita que a causa do empreendedorismo é capaz de gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades.
Serviço
O site do movimento http://www.empreendedorismo.org.br/ possibilita acompanhar e participar das ações que vão ser realizadas no Brasil.
Curtas
- O Sebrae Ceará prepara a final da Maratona Universitário Empreendedor. Este ano, a Maratona reuniu 150 estudantes de 30 instituições de ensino superior de várias regiões do estado. Evento que serve como porta de entrada para o Programa de Desenvolvimento de Negócios Inovadores do Sebrae Ceará, a Maratona, nesta segunda edição, passou por quatro fases, promovidas em três regiões: Cariri, Quixadá e Fortaleza. Realizadas sob o formato de imersão, em cada etapa foram selecionadas três equipes semifinalistas que, agora, compõem as 12 equipes que vão disputar a final.
- Juntas, as equipes concorrem ao prêmio maior da competição que é a oportunidade de aceleração de suas ideias através do SebraeLab, para que elas se tornem startups viáveis e rentáveis, prontas para competir no mercado. O SebraeLab segue o conceito da RedeLab que é o de integração do meio acadêmico- como Universidades, Faculdades, Centros de Tecnologia e Inovação, Escolas Técnicas, etc- ao ambiente Empreendedor e de relações de negócios promovidas pelo Sebrae e seus parceiros e visa estimular empreendedores a gerar soluções para demandas de mercado ou desenvolver modelos de negócios que sejam competitivos.
- Confirmada para 23 de novembro a divulgação dos vencedores do Projeto Agrinho 2018 no Ceará. Realizado pelo Senar/CE, do Sistema FAEC, o programa tem o patrocínio do Instituto Tortuga, Banco do Nordeste, Sebrae, tendo o apoio do Governo do Estado, Aprece e Cocepat. Nesta edição, o tema foi “Cidadania” e participaram 200 mil alunos do ensino fundamental de 1.300 escolas rurais de 48 municípios cearenses.