Trabalhadores nascidos em novembro podem aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta terça-feira (1º).
O saque ficará disponível por três meses, contados do primeiro dia útil do mês de aniversário do beneficiário, isto é, até 31 de janeiro de 2023.
Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, o valor volta automaticamente para a conta no FGTS.
Segundo a Caixa Econômica Federal, quem tiver direito ao saque pode consultar o valor disponível para retirada no aplicativo FGTS e indicar uma conta bancária para recebê-lo. O dinheiro é depositado após cinco dias úteis.
COMO ADERIR AO SAQUE-ANIVERSÁRIO?
Os interessados em escolher essa modalidade de pagamento devem informar à Caixa, por meio do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS), pelo site do Fundo, pelo Internet Banking CAIXA ou pelas agências do banco.
O trabalhador que optar pelo saque-aniversário e depois mudar de ideia terá que esperar o período de 24 meses para a mudança ser efetivada. Já quem preferir ficar no modelo tradicional de acesso ao FGTS, chamado agora de saque-rescisão — e ter direito a sacar o saldo integral em caso de demissão — não precisa fazer nada.
COMO CONSULTAR O SALDO DO FGTS?
Para saber qual é o valor disponível para saque na conta do FGTS, o trabalhador por acessar o site da Caixa ou o aplicativo FGTS.
Através do site da Caixa é necessário confirmar o número do Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF e clicar em "cadastrar senha".
O NIS (também chamado de NIT) e o PIS/Pasep são o mesmo número, a diferença é que eles são gerados em bases de dados diferentes. Eles podem ser encontrados impressos na Carteira de Trabalho.
Após cadastrar a senha, leia o regulamento e clique em "aceito". Depois, preencher todos os campos com os dados pessoais. Por último, crie uma senha com até oito dígitos, com letras e números, e confirme. Então, o usuário será direcionado para a tela de login novamente. Preencha os campos com NIS ou CPF, insira a senha cadastrada e acesse.