O impacto social e a preocupação com sustentabilidade por parte das empresas devem pesar cada vez mais para os investidores.
Os fundos ESG (“environmental, social and governance”, ambiental, social e governança, em português) têm ganhado espaço no mercado financeiro e, para a chefe de sustainable wealth na XP Private, Marina Cançado, são o futuro dos investimentos.
A especialista participa nesta quarta-feira (10) do Conexões de Impacto, evento organizado pela Somos Um com promoção do Sistema Verdes Mares. O painel com Marina trata dos novos paradigmas dos investimentos ESG.
O termo foi criado em 2005 e se refere a melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio. Cançado destaca que o tema ganhou força com a pandemia e que deve se tornar divisor de águas na decisão de investimentos nos próximos anos.
Maior relevância
Cançado elenca alguns motivos para o maior foco sobre os ESGs. Um ponto principal é a urgência da questão climática, que faz urgir uma preocupação sustentável em todo o mundo e leva empresas a repensarem modelos de negócio.
“Outro pilar de forças é a materialidade. De fato, os fatores ESG impactam resultados das companhias. Os fundos ESG performaram melhor, conseguiram lidar com a crise de forma muito melhor”, cita.
Ela acrescenta que empresas que não atendem aos fatores ESG se tornam mais arriscadas para o investidor devido a uma questão de reputação.
“Tem uma mudança geracional importante, tem investidores mais jovens que têm dentro de si esses valores”
Segundo a sustainable wealth na XP Private, não dá para fazer uma boa análise de risco de uma empresa sem considerar o ESG. Ela considera que, no futuro, esses fatores serão mandatórios para determinar se um investimento é bom ou não.
“ESG não é apenas sobre querer um futuro melhor, mais positivo para todo mundo. É de forma pragmática uma melhor forma de se fazer investimento. Traz para mesas variáveis que te possibilita uma visão muito mais completa, é uma evolução dos investimentos, é o futuro do mercado financeiro”.
Força do mercado financeiro para um futuro sustentável
Marina reitera que o mercado financeiro tem um papel importante para um futuro melhor e que é papel também dos investidores serem atores de uma mudança que impactará as próximas gerações.
“A gente está em um momento de transição como humanidade e o setor privado e financeiro precisam ter um protagonismo. Ao possibilitar que os investidores aloquem seus recursos de forma mais alinhada com essa busca por uma transição verde, empresas inclusivas, se gera uma grande transformação. Utiliza a força do mercado financeiro para esse futuro sustentável”, pontua.
A XP é hoje a maior plataforma de investimento em número de fundos ESG. São 45 fundos focados em diferenças áreas, como descarbonização, liderança feminina e energia limpa.